No dia 17 de setembro foi aberto o concurso para a composição do hino oficial do Jubileu 2025, cujo tema é “Peregrinos da Esperança”. Logo, podem participar do concurso músicos dos cinco continentes.

O Concurso foi lançado pelo Dicastério para a Evangelização, que pede que a composição musical saiba expressar a identidade do evento. Além disso, de acordo com o Regulamento do concurso, o texto musical deve ser inédito.

A letra do hino foi escrita por Pierangelo Sequeri, em italiano.

As partituras para a música devem ser apresentadas até dia 25 de março de 2023. Contudo, o Regulamento afirma que é necessário pensar na possibilidade de que a partitura possa ser executada por uma schola cantonmum, bem como por uma assembleia litúrgica.

Saiba como participar do Concurso

A participação no Concurso é gratuita. É possível participar de 17 de setembro a 25 de março de 2023.  Contudo, a partir de 16 de janeiro de 2023 será possível baixar a proposta no site www.iubilaeum2025.va/it/inno.html e na página do Dicastério www.pcpne.va.

Além disso, nestes dois sites estão disponíveis todas as informações sobre o concurso para o hino do Jubileu 2025.

Um júri especial será nomeado para avaliar as propostas e escolher qual será a música do hino oficial do Jubileu de 2025.

“Peregrinos da Esperança”

O Ano Santo, também chamado de Jubileu, é um evento que busca conduzir os fiéis em peregrinação a uma Porta Santa. Logo, o canto é um meio para dar voz ao seu lema: “Peregrinos da esperança”.

O texto que foi composto por Pierangelo Sequeri engloba os diversos temas do Ano Santo. Portanto, o próprio lema do Jubileu encontra, em primeiro lugar, sua melhor ressonância bíblica no livro do profeta Isaías (capítulos 9 e 60), com temas da criação, fraternidade, ternura de Deus e esperança.

Todavia, as palavras de Isaías são um cântico dirigido a Deus, que surge, espontaneamente, durante o caminho do povo. O Dicastério explica que é “um cântico repleto de esperança em vista da sua libertação e proteção”. Além disso, vem acompanhado do “desejo de que possa chegar aos ouvidos de Quem o ilumina: Deus, como uma chama sempre viva, mantém acesa a esperança e dá forças à caminhada do seu povo”.

O Dicastério para a Evangelização também acrescenta: “O profeta Isaías refere-se, diversas vezes, à família dos homens e mulheres, filhos e filhas, que voltam da dispersão, reunidos pela luz da Palavra de Deus, que é a de seu Filho feito Homem, Jesus. Com a sua Palavra, Ele reúne todos os povos e nações, cujos passos são fruto da chama viva de Jesus. Assim sendo, emerge o tema da esperança cristã, que é ‘dinâmica’ e ilumina a peregrinação da vida, mostrando os rostos dos irmãos e irmãs, companheiros de caminhada”.

O comunicado do Dicastério conclui afirmando: “Não se trata de um perambular de lobos solitários, mas da marcha de um povo, confiante e feliz, que se dirige rumo a um Novo destino”.