Fotos: iStock


Mensagem do Papa Francisco para o Dia dos Pais

“Hoje gostaria de retomar o tema da proteção segundo uma perspectiva particular: a perspectiva educativa. Olhemos para José como o modelo de educador, que protege e acompanha Jesus em seu caminho de crescimento “em sabedoria, idade e graça”, como diz o Evangelho.

Ele não era pai de Jesus: o pai de Jesus era Deus, mas ele cumpria o papel de pai de Jesus, fazia-se pai de Jesus para fazê-lo crescer. E como o fez crescer? Em sabedoria, idade e graça.

Partamos da idade, que é a dimensão mais natural, o crescimento físico e psicológico. José, junto com Maria, tomou conta de Jesus antes de tudo deste ponto de vista, isso é, “criou-o”, preocupando-se que não lhe faltasse o necessário para um desenvolvimento sadio.

Não esqueçamos que o cuidado fiel da vida do Menino incluiu também a fuga ao Egito, a dura experiência de viver como refugiados – José foi um refugiado, com Maria e Jesus – para escapar da ameaça de Herodes. Depois, uma vez de volta à pátria e estabelecidos em Nazaré, há todo o longo período da vida de Jesus em sua família. Naqueles anos, José ensinou a Jesus também o seu trabalho e Jesus aprendeu a ser carpinteiro com seu pai José. Assim, José criou Jesus.

Passemos à segunda dimensão da educação, aquela da sabedoria. José foi para Jesus exemplo e mestre desta sabedoria, que se nutre da Palavra de Deus. Podemos pensar em como José educou o pequeno Jesus a escutar as Sagradas Escrituras, sobretudo acompanhando-O de sábado à sinagoga de Nazaré. E José o acompanhava para que Jesus escutasse a Palavra de Deus na sinagoga.

E, enfim, a dimensão da graça. São Lucas sempre diz referindo-se a Jesus: “A graça de Deus era sobre Ele” (2, 40). Aqui, certamente, a parte reservada a São José é mais limitada em relação aos âmbitos da idade e da sabedoria. Mas seria um grave erro pensar que um pai e uma mãe não podem fazer nada para educar os filhos a crescer na graça de Deus. Crescer em idade, crescer em sabedoria, crescer na graça: este é o trabalho que José fez com Jesus, fazê-Lo crescer nestas três dimensões, ajudá-lo a crescer.

Parabéns a vós neste vosso dia!

Peço para vós a graça de permanecer sempre muito próximos dos vossos filhos, deixando-os crescer, mas próximos, próximos! Eles têm necessidade de vós, da vossa presença, da vossa proximidade e do vosso amor.

Sede para eles como São José: guardiões do seu crescimento em idade, sabedoria e graça. Obrigado por tudo aquilo que vós fazeis pelos vossos filhos: obrigado!

Alguns de nós perderam o pai, que já partiu porque o Senhor o chamou. Podemos rezar por todos os pais do mundo, pelos pais vivos e também pelos falecidos, cada qual recordando o seu próprio pai. E oremos ao grande Pai de todos nós.

Um Pai-Nosso pelos nossos pais: Pai nosso…”


*Homilia do Santo Padre Papa Francisco em 19 de março de 2014, dia de São José.
Nesta data se celebra o Dia dos Pais em alguns países da Europa.



Oração dos Pais a São José

Ó São José, pai adotivo de Jesus e fiel esposo de Maria Santíssima, alcançai para mim, pai igual a ti, a graça da santidade e da paternidade perfeita. Rogai a Deus para que e minha família sempre reine o amor e a gratidão.
Ensinai-me, São José, a ser temente ao Pai celeste, como tu foste. Aproximai-me deste mesmo Pai de amor que a tudo deu a vida, e acima de tudo, fazei-me amar e imitar teu filho Jesus, nosso Senhor. Amém!



Parabéns a todos que dedicam a sua vida no exercício de ser PAI!