No dia 25 de dezembro de 2013, o milagre eucarístico de Natal que aconteceu na cidade de Legnica, na Polônia, completa 9 anos.

O caso foi estudado detalhadamente ao longo de 2 anos por cientistas e reconhecido como milagre pela Igreja. E quem fez o anúncio de reconhecimento foi o bispo de Legnica, dom Zbigniew Kiernikowski.

Como aconteceu o Milagre Eucarístico de Natal?

No dia de Natal de 2013, durante a distribuição da Sagrada Comunhão, uma hóstia consagrada caiu no chão. Logo, foi rapidamente recolhida e depositada em um recipiente com de água (vásculo).

Então, pouco tempo depois, apareceram na hóstia manchas de cor vermelha. Por isso, o então bispo de Legnica, dom Stefan Cichy, instituiu uma comissão para analisar o fenômeno.

Os estudos

Para estudar o fenômeno, em fevereiro de 2014, um pequeno fragmento vermelho da hóstia foi separado e depositado em um corporal. Logo, essa amostragem foi submetida a análises rigorosas por institutos reconhecidamente sérios.

Portanto, os primeiros exames do milagre eucarístico de Natal foram feitos pelo Departamento de Medicina Forense da Universidade de Wroclaw. E exames adicionais foram realizados pelo Departamento de Medicina Forense da Universidade Médica Pomerana de Szczecin. 

Logo, o anúncio final do Departamento de Medicina Forense declarou:

“Na imagem histopatológica verificou-se que os fragmentos de tecidos contêm partes fragmentadas de músculo estriado transversal (…) O conjunto (…) se assemelha ao músculo cardíaco ao sofrer alterações que aparecem com frequência durante a agonia. Os estudos genéticos indicam a origem humana do tecido”.

Sendo assim, este fato se tornou um milagre eucarístico de Natal cientificamente comprovado e oficialmente reconhecido Igreja.