(Foto: kuarmungadd/iStock)

Uma doação de alimento a algum morador de rua ou fazer as compras ao vizinho idoso foram algumas das ações comuns de solidariedade, neste período de pandemia. Devido à crise da covid-19, os projetos sociais se intensificaram ainda mais. As ONGs aumentaram as atividades para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Uma das ações é o Ministério Obras de Misericórdia (MOM) do Santuário da Divina Misericórdia. Há 11 anos, o grupo atua na igreja com objetivo de ajudar os mais necessitados como os moradores em situação de rua, doentes, idosos e detentos. A ação acontece mensalmente atendendo em torno de 120 pessoas. Outros projetos acontecem no Dia das Crianças e Páscoa em diversas cidades do Paraná. Manoel Ribas, Paranaguá e Adrianópolis foram alguns dos municípios carentes que já foram atendidos pela pastoral.

O coordenador do Ministério Obras de Misericórdia (MOM), Paulo Cesar, afirma que no final do ano acontece a ceia de natal. Porém, ao invés dos voluntários irem até os moradores, os integrantes do grupo buscam as pessoas em situação de vulnerabilidade social para almoçar no Santuário da Divina Misericórdia.

Durante a pandemia, o projeto continuou porém, com todos os cuidados de distanciamento social. Além disso, os voluntários só entregam o alimento para os moradores, evitando ficar muito tempo com eles. Um dos coordenadores do movimento, Paulo Cesar, destaca a importância da ação neste período de coronavírus.

“Estar no MOM é uma graça de Deus”.

Eder Moreira

O Eder Moreira é responsável pela espiritualidade do ministério. Ele atua há 8 anos na pastoral. Segundo ele, os voluntários são chamados a colocar em prática a misericórdia. Eder afirma que é muito grato por participar da ação social.

O Ministério Obras de Misericórdia (MOM) tem em torno de 120 voluntários. Devido a pandemia da covid-19, novos integrantes não estão começando a atuar na pastoral. As pessoas, que desejarem doar alimentos e produtos de higiene para as ações, podem entregar na secretaria do Santuário da Divina Misericórdia.

Ação realizada antes da pandemia da covid-19. (Foto: Ministério Obras de Misericórdia)
Ação realizada antes da pandemia da covid-19. (Foto: Ministério Obras de Misericórdia)