Papa diz para as famílias: a Igreja está com vocês

Audiência do Papa Francisco para os Leigos, Família e a Vida, em 16.11.2019 | Vatican News

Neste dia 19 de março, Solenidade de São José, tem início o Ano dedicado à família. O Santo Padre enfatiza que este será um tempo propício para levar adiante a reflexão sobre a Exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia.

Olhando para o quinto aniversário da Amoris laetitia, o Santo Padre afirma que “a principal intenção do Documento é comunicar, em um tempo e cultura profundamente mudados, que hoje é necessário um novo olhar sobre a família por parte da Igreja.”

Não basta reiterar o valor e a importância da doutrina, se não nos tornarmos guardiões da beleza da família e cuidar compassivamente de sua fragilidade e de suas feridas”, afirma Francisco em sua mensagem na abertura do “Ano da Família”, destacando que a franqueza do anúncio evangélico e a ternura do acompanhamento são os dois aspectos coração de toda pastoral familiar.

A mensagem do Papa Francisco destaca também: “somos chamados a acompanhar, a ouvir, a abençoar o caminho das famílias; não apenas a delinear a direção, mas a fazer o caminho com elas; a entrar nas casas com discrição e com amor, para dizer aos esposos: a Igreja está com vocês, o Senhor se faz próximo de vocês, queremos ajudá-los a custodiar o dom que receberam.”

O Santo Padre conclui com uma exortação:

“Apoiemos a família! Defendamo-la daquilo que compromete sua beleza. Aproximemo-nos deste mistério de amor com admiração, discrição e ternura. E nos comprometamos a salvaguardar seus preciosos e delicados laços: filhos, pais, avós… Há necessidade desses laços para viver e viver bem, para tornar a humanidade mais fraterna.”

A mensagem de Francisco foi enviada aos participantes do webinar, para abrir o Ano do Família, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida junto com Diocese de Roma e o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II.


Fonte: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *