Feliz Aniversário, Papa Francisco!


Neste 17 de dezembro, o Papa Francisco celebra os seus 85 anos de idade.

O Papa vive este dia como um dia “normal” de trabalho. O dia começou com um encontro com moradores de rua que lhe deram de presente 85 girassóis e depois a terceira reflexão do cardeal Cantalamessa, neste tempo de Advento.

Milhares de fiéis e autoridades mundiais enviaram as felicitações para esta ocasião. Entre os presentes mais apreciados, é a resposta aos constantes pedidos de oração por seu magistério: “Santo Padre eu rezo pelo senhor”.

É o nono aniversário como Papa. Filho de emigrantes piemonteses, quando criança dizia que gostaria de ser açougueiro – recordou o Papa ao responder a pergunta de uma criança, no dia 31 de dezembro de 2015.

Após a renúncia do Papa Bento XVI, vem a Roma para o Conclave. Em 13 de março de 2013 é eleito Sumo Pontífice.

O Pontífice – Jorge Mario Bergoglio – nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e é o 266° Papa da Igreja Católica. Ele também é o primeiro papa nascido na América, latino-americano e o primeiro a utilizar o nome de Francisco.

Poucos dias depois da eleição, durante entrevista, o Pontífice explicou a escolha do nome, revelando ter pensado em São Francisco de Assis, “o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e custodia a criação”.

A humildade do Santo Padre é destaque mundial, como também as mensagens e preocupações com os pobres. 


Algumas frases do Papa Francisco foram destaque

1. Na Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate, o Pontífice fala sobre o chamado à santidade no mundo atual.

“Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra”.

2 .Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco fala sobre o anúncio do evangelho no mundo atual.

“A Igreja «em saída» é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direcção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, pôr de parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acompanhar quem ficou caído à beira do caminho. Às vezes, é como o pai do filho pródigo, que continua com as portas abertas para, quando este voltar, poder entrar sem dificuldade”. 

3. Na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o Papa fala sobre o amor na família. 

“Amar é também tornar-se amável, e nisto está o sentido do termo asjemonéi. Significa que o amor não age rudemente, não atua de forma inconveniente, não se mostra duro no trato. Os seus modos, as suas palavras, os seus gestos são agradáveis; não são ásperos, nem rígidos. Detesta fazer sofrer os outros. A cortesia «é uma escola de sensibilidade e altruísmo», que exige que a pessoa «cultive a sua mente e os seus sentidos, aprenda a ouvir, a falar e, em certos momentos, a calar».”


Fonte: Vatican News