congresso_eucaristico
O XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN) terminou neste domingo, em Belém (PA) e, para o evento, o Papa Francisco enviou uma carta, na qual expressou o desejo de que os frutos de fé deste evento tenham continuidade e impulsionem a “obra de evangelização”.

A mensagem do Pontífice foi transmitida pelo Cardeal Cláudio Hummes, o seu enviado especial para o CEN. Ao festejar também os 400 anos de fundação de Belém e de evangelização na Amazônia, o Santo Padre pediu ao Cardeal Hummes que transmitisse seu amor aos Pastores da Amazônia e de todo o Brasil, bem como por todas as comunidades eclesiais, conforme assinala a Rádio Vaticano.

Na mensagem, Francisco ressaltou que, “confirmando a fé do povo, tratando da catequese, recordando a prática da oração e do exercício da caridade na vida quotidiana, será dada especial ênfase à igreja doméstica, que é a família, no seio da qual nascem e são educadas as futuras gerações de cristãos e missionários”.

O Papa ainda acrescentou que, “enquanto os fiéis, numerosos, receberem os sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia e reconhecerem o Senhor na fração do pão (cf. Lc 24, 31), adorarem-no com piedade e conduzirem-no em procissão na união dos irmãos no único Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, estaremos presente também Nós e Nos alegraremos sobremaneira”.

O Santo Padre aproveitou a ocasião para “exortar à caridade aos que mais dela carecem: ‘do amor mútuo e, em particular, da solicitude por quem passa necessidade, seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo’ (São João Paulo II, Mane Nobiscum, Domine, 28)”.

Em seguida, “levando já em conta, com gratidão e admiração, os maduros frutos da fé e do apostolado, oriundos do anúncio do Evangelho com o auxílio da graça divina”, o Pontífice invoca “humildemente o Espírito Santo para que se digne também no nosso tempo impulsionar à continuação da obra de evangelização, com fervor, muitos sacerdotes, religiosos homens e mulheres e fiéis leigos, pela intercessão da Santíssima Virgem Maria de Nazaré e de todos os santos, especialmente daqueles que, no Brasil, anunciaram a fé em Cristo pela vida e pelo trabalho”.

Por fim, o Papa Francisco concede sua bênção apostólica a todos os participantes do Congresso Eucarístico Nacional, bem como àqueles que acompanharam o evento pelos meios de comunicação.

Fonte: Acidigital