Em uma mensagem publicada no dia 13 de dezembro o Papa Francisco falou sobre a importância de montar o presépio de Natal em casa. A mensagem foi publicada na conta oficial do Twitter @Pontifex_pt.

Assim ele se expressou: “Preparando o presépio para o Menino Jesus, aprendemos de novo quem é o nosso Senhor: o Deus da mansidão humilde, da misericórdia e do amor, que intervém respeitando sempre a nossa liberdade e as nossas escolhas”, disse o papa.

Além disso, em 2019, o Papa Francisco assinou a carta apostólica Admirabile signum sobre o significado e o valor do presépio no Natal.

E neste documento, Francisco afirmou que “não é importante a forma como se arma o Presépio; pode ser sempre igual ou modificá-la cada ano. O que conta, é que fale à nossa vida”.

E mais ainda, ele fala: “Por todo o lado e na forma que for, o Presépio narra o amor de Deus, o Deus que Se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano, independentemente da condição em que este se encontre”,

A origem do presépio de Natal

Você sabia que a tradição do presépio começou com São Francisco de Assis? Foi no Natal de 1223, em Greccio – Itália.

Ele estava fazendo uma pregação sobre o Natal. E para que as pessoas compreendessem melhor, criou uma forma teatral para mostrar a todos como aconteceu o nascimento de Jesus. Então ele construiu um cenário vivo com as pessoas que estavam presente ouvindo sua pregação.