Carisma

O Senhor instituiu na Igreja a Congregação dos Padres Marianos pelo carisma concedido ao nosso Fundador, Estanislau de Jesus e Maria Papczynski (1631-1701), tendo-a renovado e enriquecido pelo carisma concedido ao nosso Renovador o beato arcebispo Jorge Matulaitis-Matulewicz (1871-1927). Podemos destacar seguintes traços característicos da vocação e espiritualidade marianas: 

Essência do carisma 

O mistério da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria é a essência do carisma da Congregação e desde o início da sua existência um sinal especial, a força e a alegria da vocação mariana. Desse mistério resulta a identidade e a missão da Congregação. 

Missão

A visão divina da Congregação, impressa pelo Espírito Santo no coração do Venerável Padre Fundador, estimula os coirmãos a que na Vinha do Senhor, com o máximo empenho, piedade e entusiasmo, professem, anunciem e glorifiquem o mistério da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, ajudem aos próximos da morte e aos falecidos que sofrem no purgatório e propaguem o Reino de Deus na terra, servindo a Cristo e à Igreja. A Congregação realiza a sua missão de todas as formas possíveis, não excluindo de antemão nenhuma obra, e em cooperação com os leigos. 

Bondosamente chamados pelo Pai

O início da vida consagrada mariana é o bondoso e amoroso chamado de Deus Pai. Esse chamado, oriundo inteiramente da iniciativa do Pai, é um dom absolutamente gratuito, pessoal e excepcional. Ele nos envolve a tal ponto que não pertencemos mais a nós mesmos, mas a Deus, em Cristo. Respondendo a esse chamado do amor divino, sentimos a necessidade de uma incondicional entrega a Deus para um serviço durante toda a nossa vida, assumindo o compromisso da vida e a busca do perfeito amor trilhando o caminho dos conselhos evangélicos.

Identificados com Cristo

Para a sua própria perfeição evangélica e para a santificação dos outros, os irmãos seguem valorosa e fielmente os passos do nosso Senhor Jesus Cristo casto, pobre e obediente, Salvador do mundo. Meditando o Evangelho do Senhor, os irmãos contemplem a Sua face como Redentor santo, inocente e sem mácula, que não conheceu o pecado, e foi entregue e tornou-se vítima pascal. Procurem a cada dia cada vez mais conhecer, amar e imitar a Cristo, imbuir-se do espírito de Cristo e com ele guiar-se, com todo o empenho e esforço dilatar o reino de Cristo e levar Cristo a tudo. 

Consagração para a glória da Santíssima Trindade

Respondendo ao antecedente amor de Deus Uno e Trino, a fim de produzir os frutos mais abundantes do santo batismo, os coirmãos renunciam a tudo e pela consagração religiosa sacrificam-se e consagram-se inteiramente a Deus Pai Todo-poderoso, ao Filho e ao Espírito Santo, a fim de que Deus se torne o exclusivo centro da vida tanto para os membros individualmente como para toda a Congregação. 

Sob a inspiração do Espírito Santo

Através da Igreja o Espírito Santo realiza a missão de Cristo no mundo. Da mesma forma que infundiu a santidade em Maria, também proporciona a apropriada graça aos batizados ordenados e consagrados. Por isso, os coirmãos invoquem e aceitem com frequência o Espírito Santo, permitindo ser conduzidos e moldados por Ele. Tornem-se santos e sem mácula diante da face de Deus a exemplo de Maria. E, meditando a Palavra Divina e reconhecendo os sinais do tempo, busquem o conhecimento e o cumprimento da vontade divina. Na sabedoria e no poder do Espírito Santo anunciem o Evangelho ao mundo inteiro. 

O mistério da Imaculada Conceição como sinal,
força e alegria da nossa vocação

O mistério da Imaculada Conceição de Maria é o sinal característico e a inspiração da nossa vida e da nossa missão evangelizadora. É para nós, sobretudo, um sinal do gratuito dom da salvação, que Maria aceitou e que vivenciou com alegria e amor, glorificando a Deus com gratidão humilde, plenamente com Ele cooperando,
fiel à Sua iniciativa. Da mesma forma que na vida de Maria,
a nossa experiência do salvífico amor de Deus expressa-se numa vida repleta de alegria, amor, gratidão, humildade e glória prestada a Deus. Como marianos, somos chamados para darmos testemunho dessa espécie de vida diante de todos. O dom benevolente e misericordioso do salvífico amor de Deus é para nós uma fonte de anseio e de força, graças aos quais podemos responder à iniciativa divina. Esse dom nos conduz a uma generosa entrega a Cristo e à Sua missão de anunciar a Boa Nova da salvação. Leia mais…

A serviço da Igreja e do mundo

A dimensão eclesial do nosso carisma permanece em estreito contato com o nosso caráter mariano. Maria é a Mãe da Igreja, seu ilustre membro, bem como o modelo da fé, do amor e da perfeita identificação com Cristo. A total entrega a Deus pela profissão religiosa possibilita-nos o aprofundamento do nosso amor no serviço a Deus. Com base nessa consagração somos chamados para semear e cultivar as sementes do Reino nos homens e para difundir esse Reino até os confins da terra. A consagração é igualmente uma fonte de força e de liberdade no nosso serviço à Igreja. Leia mais…

Direcionados escatologicamente

carismaAtravés da vida fraterna em comunidade e do nosso trabalho apostólico, nós nos tornamos sinal do Reino já agora, nesta vida. Animados pela esperança no Cristo Ressuscitado e inspirados por Maria Imaculada, procuramos partilhar com os outros a Boa Nova sobre a salvação, testemunhar o poder do perdão e da reconciliação, ser propagadores da solidariedade e da misericórdia e instrumentos de justiça e paz.

De acordo com o exemplo e a doutrina do nosso Fundador, Santo Estanislau de Jesus e Maria, reconhecemos como muito importante a dimensão escatológica da nossa vocação. Esse aspecto do nosso carisma expressa-se, sobretudo, em oferecermos pelas almas que sofrem no purgatório orações intercessoras, santas missas, indulgências, mortificações e atos de caridade, bem como na catequização dos fiéis no âmbito das verdades escatológicas da nossa fé, na divulgação da oração litúrgica e particular pelos falecidos e na assistência proporcionada aos agonizantes. Leia mais…