(Foto: Divulgação)

A solenidade da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria é celebrada nesta terça-feira (08). Além disso, no dia 11 de dezembro também se comemora o Jubileu de 350 anos da fundação da Congregação dos Padres Marianos. O Superior Geral, Pe. Andrzej Pakula, publicou uma carta por conta da celebração. Ele comenta que devido a disseminação da covid-19, alguns eventos em comemoração do Jubileu precisaram ser cancelados.

Com o ato da Oblatio de Santo Estanislau se iniciou a Congregação dos Padres Marianos, como também a essência e o carisma. Segundo as atuais constituições: “O Mistério da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria é a essência do carisma da Congregação e desde o início da sua existência um sinal especial, a força e a alegria da vocação mariana. Desse mistério decorre a identidade e a missão da Congregação” (C 2). “Esse dom e privilégio de Maria é abordado por S. Estanislau no contexto de toda a Santíssima Trindade: ‘de Deus Pai Todo-Poderoso e do Filho e do Espírito Santo’ e localizado na perspectiva da vocação de Maria para ser ‘Mãe de Deus’ (Oblatio n. 1)” cita o Superior Geral, Pe. Andrzej Pakula. O Padre destaca que no mistério da Imaculada Conceição de Maria o sujeito agente é o Espírito Santo, e Maria é o objeto da Sua ação. O Superior Geral confia que a celebração do Jubileu vai animar os religiosos no carisma do amor a Maria e na obediência do Espírito Santo.

Immaculata Virginis Mariae Conceptio sit nobis salus et protectio!

Para a programação dos eventos jubilares, o Superior Geral afirma que foi confeccionado um especial crucifixo de profissão, igual para todos os membros da Congregação. “A partir do Jubileu, ele exercerá a missão de crucifixo de profissão oficial e única, entregue a todos durante a profissão perpétua” explica o Pe. Andrzej Pakula. O crucifixo simboliza os traços característicos da espiritualidade da Congregação: a figura de Cristo na cruz, a mão da Divina Providência, a pomba simbolizando o Espírito Santo e a Virgem Maria. O rito de entrega e imposição do crucifixo vão acontecer na mesma celebração em que os religiosos irão ler a Oblatio.

A Missa de Renovação dos Votos e a Imposição do Crucifixo acontecem nesta terça-feira (08), às 19 horas, no Santuário da Divina Misericórdia. A Missa também será transmitida pelo Facebook, Youtube e Instagram do Santuário da Divina Misericórdia. 


Para saber mais sobre a Congregação dos Padres Marianos: Clique AQUI