Iniciamos o ano com muita oração no Retiro de Pastorais realizado nos dias 05 e 06 de fevereiro, no Santuário da Divina Misericórdia. O Retiro é destinado a todos os servos que contribuem com o Santuário, nas mais diversas formas. Este momento é uma oportunidade de reflexão e identificação enquanto agente de movimento ou pastoral, como membro do Santuário e da Família da Divina Misericórdia.

O Retiro iniciou com a Missa pelas Famílias, às 19h de sábado, e seguiu com um intenso momento de Adoração, no qual entregamos todo o nosso servir. Que o servir seja mais do que fazer, que seja SER. O servir não pode ser um fardo. A missão não nos esvazia e sim, nos preenche. No cansaço, vamos a um lugar retirado, descansar espiritualmente. Vamos com Jesus e, no colo Dele, descansamos. Após a bênção, retornamos para casa com a seguinte questão: o que irei viver nessa pastoral durante esse ano e como e quanto me doarei?

Retornamos ao Santuário no domingo, bem cedinho, recitando todos juntos o Terço de Nossa Senhora. A Ela nos consagramos. Na sequência, iniciamos a Leitura Orante, direcionada pela Irmã Glória, que refletiu sobre o Evangelho de São Lucas (Lc 5, 1 – 11). A vocação é mais ser do que fazer. Não é a vocação que nos realiza, é saber onde é o meu lugar e o que me faz feliz. Somos todos diferentes dentro da pastoral, cada um com sua função e sua capacidade e todos com igual importância. Não somos os melhores, mas podemos dar o nosso melhor. Esse momento de reflexão foi encerrado com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a bênção sobre todos nós.

Recebemos então o Padre Eli, que nos trouxe as diferenças entre as Celebrações nos dias atuais e as Celebrações antes do Concilio Vaticano II. Nem tudo é permitido, é preciso bom senso, porém, com maior participação dos leigos. Comunhão, participação e sinodalidade resumem o que a Igreja espera de nós. Não é bom que o homem esteja só. Não nos bastamos a nós mesmos. Nem Jesus seguiu sozinho. Ele gostava de seguir com amigos. Somente em comunidade podemos seguir e exercer a nossa função. Em comunidade somos reconhecidos como cristãos. O nosso caminhar juntos tem um objetivo final: evangelizar e buscar a salvação.

O Retiro de Pastorais encerrou com a celebração da Santa Missa, às 15h, a Hora da Misericórdia.

Seguimos caminhando em nossa função e doação. Que o Senhor nos guie e nos dê discernimento para o melhor.

E você: tem vontade de servir no Santuário? Procure um dos servos e venha dedicar o seu dom!

Texto e fotos: Alessandra Vargas – Pascom


Clique aqui e veja todas as fotos do Retiro



Informações: (41) 3148-3200 | WhatsApp: 99763-9796
Endereço: Estrada do Ganchinho, 570 – Umbará. Curitiba-PR.