Restam poucos dias do Advento, logo estaremos desejando aos outros um “Feliz Natal”. Você já parou para pensar no verdadeiro motivo deste tempo?

E se decidíssemos, durante estes dias restantes do Advento, aumentar a nossa disposição para nos prepararmos bem para celebrar um “Natal de Misericórdia”?

Você pode começar cultivando certas atitudes em sua mente e coração, com os ensinamentos de Santa Faustina, a grande Apóstola da Divina Misericórdia.

O caminho de Santa Faustina deixará o seu coração pronto para receber o Menino Jesus no Natal – para segurá-lo perto de seu coração.


Considere esses pontos

1. Deus quer que cresçamos em alegria e admiração pela vinda de Seu Filho, devemos contemplar o Seu grande amor e misericórdia por nós.

Imagens: iStock

Em uma oração silenciosa, aproxime-se desse Deus de misericórdia que tem tanta compaixão por sua miséria. Tente minimizar as distrações diárias. Passe algum tempo diante do Senhor, reflita sobre o amor de Deus por você ao enviar Seu Filho. Ao acordar e adormecer reserve alguns minutos para agradecer a Deus pelo grande presente de Seu Filho. Peça a Ele para enchê-lo de alegria e admiração ao se preparar para a vinda de seu Salvador no Natal.

Veja a alegria de Santa Faustina ao encontrar o Menino Jesus na véspera de Natal, em 1937:

“Quando vim para a Missa do Galo, já no começo da santa Missa, mergulhei toda em profundo recolhimento e vi a gruta de Belém repleta de muita luz. A Virgem Santíssima envolvia Jesus em faixas, inteiramente absorta em grande amor, mas São José ainda dormia. Foi somente quando a Mãe de Deus acomodou Jesus na manjedoura que a claridade de Deus acordou São José que também se pôs a rezar. Porém, em seguida, fiquei a sós com o Menino Jesus que estendia para mim os Seus bracinhos, e compreendi que era para eu tomá-Lo em meus braços. Jesus recostou a Sua cabecinha em meu coração e com o Seu profundo olhar me deu a conhecer que estava sentindo-se bem junto ao meu coração.” (Diário, 1442).

2. Como o Senhor está nos convidando, durante esses dias restantes do Advento, a nos tornarmos pequenos em Sua presença?

Existem inúmeras oportunidades para realizar obras de misericórdia nesta época do ano. Ainda há tempo nestes últimos dias do Advento.

Talvez o Senhor esteja nos pedindo para abandonar nossos próprios planos de um Natal perfeito e nos concentrar mais em amá-Lo e amar a nossa família em um espírito de simplicidade e humildade.

Ou talvez Jesus esteja nos convidando a lembrar do amigo ou membro da família que tendemos a negligenciar durante os feriados. Nesse caso, podemos engolir nosso orgulho e fazer questão de convidá-los?

Seja qual for a nossa situação, se nos tornarmos pequenos, o Senhor Jesus será capaz de nos levar para perto do Seu Coração no Natal, tal como fez com Santa Faustina – foi o seu amor e confiança no Senhor que a capacitaram a perceber a grandeza do Menino Jesus, precisamente na sua pequenez.

“Sinto-Me bem junto do teu coração. Porque quero ensinar-te a infância espiritual. Quero que sejas muito pequena, porque, quando és pequena, Eu te carrego junto ao Meu Coração” (Diário, 1481).

3. Apresente o seu coração ao Menino Jesus no dia de Natal.

Depois de se preparar espiritualmente para o Natal e, em seguida, realizar obras de misericórdia por amor ao Menino Jesus, entre na alegria da época no dia de Natal.

Ofereça a Jesus o presente do seu coração – a sua própria vida – em gratidão pela doação de Jesus a você.

Partilhe a mesma alegria dos pastores no primeiro Natal:

“Havia pastores naquela região que viviam nos campos e vigiavam seu rebanho à noite. O anjo do Senhor apareceu a eles e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, e eles ficaram com muito medo. O anjo disse-lhes: “Não temais; pois eis que vos anuncio uma boa nova de grande alegria que será para todo o povo. Pois hoje na cidade de David nasceu para vós um Salvador que é o Messias e Senhor. E este será um sinal para você: você encontrará uma criança envolta em panos e deitada em uma manjedoura.” E de repente havia uma multidão do exército celestial com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados””. (Lc 2, 8-14).


Algumas dicas para comemorar o dia do Natal e todo o tempo do Natal:

  • Não se esqueça de se preparar bem para a missa no grande dia. Quer você vá à Santa Missa na véspera ou no dia de Natal, planeje passar algum tempo lendo e refletindo sobre as leituras da Missa de Natal.
  • Quando você comemorar em casa com a família e amigos, permaneça centrado em Cristo. Coloque o Menino Jesus na manjedoura. Dê a cada pessoa a oportunidade de fazer uma oração ao Menino Jesus.
  • Lembre-se de que o Natal é uma época que se estende até o Batismo do Senhor. Portanto, continue a comemorar durante toda a temporada.

Desejamos a você e aos seus familiares um “Natal misericordioso”, repleto de alegria e maravilhas da época. E não se esqueça de agradecer a Deus Pai – sempre – pelo maior presente de todos: enviar Jesus, Misericórdia Encarnada, para nos salvar dos nossos pecados.


David Came é editor executivo da Revista Marian Helper /
Editora Apostolado da Divina Misericórdia, EUA.