É notável como a vida e a espiritualidade de Santa Faustina  estão profundamente entrelaçadas com a influência e a proteção de São Miguel Arcanjo. Em suas experiências espirituais e revelações, ela teve o privilégio de sentir a presença consoladora e fortalecedora deste poderoso Arcanjo.

Em um dia especialmente marcante, na Festa de São Miguel Arcanjo, Santa Faustina sentiu-se cercada pela divina proteção de São Miguel. Ela descreve essa experiência em suas próprias palavras: “No dia de São Miguel Arcanjo, vi esse guia perto de mim. Ele me disse estas palavras: ‘Recomendou-me o Senhor que eu tivesse um especial cuidado por ti. Fica sabendo que és odiada pelo mal, mas não temas. Quem como Deus!’ — E desapareceu. Contudo, continuo a sentir a sua presença e a sua ajuda” (Diário, 706).

Essa revelação teve um impacto profundo na vida espiritual de Santa Faustina. Na Festa de São Miguel, ela percebeu claramente a importância de sua missão no mundo e a necessidade de manter seu foco em Deus. Em suas próprias palavras, ela expressou o que experimentou naquele dia: “Fui unida interiormente a Deus. Sua presença dominava-me profundamente e me enchia de paz, alegria e assombro. Após tais momentos de oração, vejo-me cheia de força, de uma estranha coragem para os sofrimentos e a luta; nada me assusta, ainda que o mundo todo esteja contra mim; todas as adversidades atingem-me só superficialmente e não têm acesso ao íntimo, porque lá reside Deus, que me fortalece e enche de Si” (Diário, 480).

Nessa união profunda com Deus, Santa Faustina encontrou coragem para enfrentar os desafios da vida e a força para perseverar em sua missão de divulgar a Divina Misericórdia. Ela percebeu que essa força não vinha dela mesma, mas de Deus, que a sustentava nos momentos de provação. Ela reconheceu que, por suas próprias forças, a alma nunca alcançaria tal graça.

A devoção de Santa Faustina a São Miguel Arcanjo nos lembra da importância de confiar em Deus e em Sua proteção divina, especialmente nos momentos de adversidade. Assim como Santa Faustina, podemos buscar a intercessão de São Miguel para nos guiar, proteger e fortalecer em nossa jornada espiritual.

Neste dia, unamo-nos em oração, invocando a poderosa intercessão de São Miguel Arcanjo e a inspiração de Santa Faustina para que possamos encontrar coragem, paz e força em nossa própria jornada espiritual. Que a presença de Deus nos preencha e nos guie, assim como aconteceu com Santa Faustina, para que possamos ser instrumentos de Sua misericórdia no mundo.

Amém!