Santo Padre convoca os fiéis a construção de uma cultura do cuidado

(Foto: Vatican News/Vatican Media)

“Vamos começar o ano novo colocando-nos sob o olhar materno e amoroso de Maria Mais Santa, que a liturgia celebra hoje como Mãe de Deus”, fala o Papa Francisco, durante a Solenidade de Maria Mãe de Deus, na última sexta-feira (01). O Santo Padre recomenda a confiar todas as ansiedades e tormentos a Maria. “Ela quer nos segurar em seus braços, para nos proteger como ela guardava e amava seu Filho”. Segundo o Pontífice, o olhar reconfortante da Virgem Maria é um incentivo para garantir um crescimento humano e espiritual, neste período tão difícil. O tema da reflexão foi “A cultura do cuidado como caminho da paz”. O Papa afirma que um dos aprendizados com a pandemia da covid-19 é a respeito do cuidado que se deve ter com o próximo. “Essa atitude representa o caminho para a paz, pois favorece a construção de uma sociedade baseada nas relações de fraternidade”, evidencia o Pontífice. 

Cada um de nós, homens e mulheres desta época, é chamado a fazer as pazes: cada um de nós, não somos indiferentes a isso. Somos todos chamados a fazer as pazes e a alcançá-la todos os dias e em todos os ambientes vivos, estendendo a mão ao nosso irmão que precisa de uma palavra de conforto, um gesto de ternura, ajuda da solidariedade“.

Papa Francisco

O Santo Padre destaca que é preciso desenvolver uma mentalidade e uma cultura do cuidado.  O objetivo é acabar com a indiferença, rejeição e rivalidade. O Papa salienta que a paz não é apenas ausência de guerra. “A paz está na vida: não é apenas a ausência de guerra, mas é uma vida rica em significado, ambientada e vivida em realização pessoal e compartilhamento fraternal com os outros”. O Pontífice diz que a paz não pode ser alcançada somente com forças humanas, mas a paz é uma graça de Deus que deve ser implorada. O Papa Francisco confessa que a esperança dele é que a paz reine em todos os corações, nos locais de trabalho, lazer e comunidades.

O Santo Padre termina a oração do Angelus desejando a todos um feliz e sereno 2021. “Cada um de nós busque garantir que seja um ano de solidariedade fraternal e paz para todos; um ano cheio de expectativa e esperança confiante, que confiamos à proteção de Maria, mãe de Deus e de nossa mãe”. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *