Uma reflexão sobre o Salmo 138, para que tenhamos a sabedoria de louvar a Deus em todos os momentos e situações. “Eu Vos louvarei de todo o coração, Senhor, porque ouvistes as minhas palavras”
Embalados pelo canto na presença dos anjos, o pregador Alvacir Pelanda propôs que todos os presentes proclamassem juntos alguns versículos, desafiando-os se colocar no lugar do salmista, falando com o coração toda a declaração de amor e confiança em Jesus. É pela Palavra que Deus se revela e nos faz conhecer a Ele. É pela Palavra que Deus revela a sua essência, o seu amor incondicional.
No versículo 14, o salmista, inspirado pelo espírito e numa profunda intimidade com Deus, diz: ‘Sede bendito por terdes me feito de modo tão maravilhoso!’ Eis aqui uma frase de gratidão. E não para por ai. No versículo 5, lemos: ‘Vós me cercais por traz e pela frente e estendei sobre mim a Vossa mão.’ Ou seja, um Deus que cuida.
E assim, relendo alguns versículos, refletimos sobre quão grandiosa é a vida de cada um de nós. Quão maravilhosos somos. Afinal, somos obra divina, fomos criados por um Deus de amor infinito que nos permite sermos exatamente como somos.
Temos a liberdade de escolhas. Podemos escolher o caminho que desejamos seguir e, conforme a direção, acolhemos as consequências das escolhas. Porém, sempre, em todo momento, Deus está conosco para nos guiar e nos amar.
Os motivos para elevar preces de gratidão são inúmeros. Às vezes, não conseguimos ver os motivos. Diante de situações difíceis, de tristeza e, por vezes, até desesperadoras, não enxergamos os motivos para agradecer. Mas, Deus nos pede que sejamos gratos em todos os momentos.
Sejamos gratos por todos os detalhes. Desejamos tantas coisas que deixamos de valorizar o que já temos. Frustramo-nos pelos caminhos difíceis e esquecemos de agradecer pelos caminhos já percorridos e pelas conquistas alcançadas.
Que possamos ter o discernimento para nos entregar aos planos de Deus e permitir que Ele nos guie e nos cuide em seu imenso amor.

Alessandra Vargas