Símbolos da JMJ serão entregues aos jovens portugueses neste domingo (22)

(Créditos: Fundação JMJ – Lisboa 2023)

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – serão entregues aos jovens portugueses, neste domingo (22). O gesto vai acontecer no final da missa celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma, no dia da Solenidade de Cristo Rei.

A última jornada aconteceu no Panamá, em 2019. Já o próximo evento está marcado para 2023, em Lisboa, Portugal. Dessa forma, a juventude panamenha irá entregar os símbolos aos portugueses durante a celebração. A tradicional entrega da Cruz e do Ícone acontece no Domingo de Ramos, porém devido a pandemia foi adiado para Solenidade de Cristo Rei. Segundo o Padre Eli Carlos Alves MIC, os símbolos representam a igreja missionária.

“Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele! Porque Cristo é a resposta verdadeira para todas as perguntas sobre o homem e sobre o seu destino”.

São João paulo II

As jornadas foram criadas pelo Papa João Paulo II. Durante todo o pontificado, ele se preocupou com a atuação dos jovens na igreja. Sendo assim, a primeira Jornada Mundial da Juventude ocorreu em Roma, em 1986. Após o primeiro evento, a cada dois ou três anos, a jornada acontece em algum lugar do mundo. Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, França, Canadá e Austrália foram alguns dos países em que a juventude católica se reuniu.

No Brasil, a Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 2013 reunindo mais de 3,5 milhões de jovens na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Já a próxima JMJ vai acontecer em Portugal e o tema será “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. O Padre Eli Carlos destaca que os jovens que podem ir ao evento têm a missão de serem sinais de esperança ao mundo.

A Santa Missa será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Vaticano News. Para mais informações sobre a JMJ 2023, acesse: www.lisboa2023.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *