O Observatório do Vaticano é um dos mais antigos observatórios astronômicos ativos ele tem um telescópio nos Estados Unidos. Logo, o Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano (VATT) fica no Monte Graham, na cidade de Tucson, a cerca de 3 mil metros acima do nível do mar.

O VATT faz parte de um complexo de exploração conduzido pelo Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano em colaboração com a Universidade do Arizona.

Mas por que um telescópio do Vaticano está nos Estados Unidos?

Tudo começou em 1890, quando Leão XIII era o Papa da Igreja Católica. Naquele tempo, a Santa Sé estabeleceu um observatório a fim de mostrar ao mundo e a Igreja Católica trabalha de mãos dadas com a ciência. Porém, o telescópio não ficou muito tempo em Roma.

Durante o papado de Pio XI, na década de 1930, o Vaticano transferiu o observatório astronômico para Castel Gandolfo, a sudeste de Roma. Mas, algumas décadas depois,  a poluição luminosa forçou o Vaticano a buscar outro lugar para o telescópio. E foi ai que o Vaticano pensou na cidade de Tucson, nos Estados Unidos. E justamente porque as condições do céu neste local estão entre as melhores do mundo para observações astronômicas.

O vice-diretor do Observatório do Vaticano, padre Paul Gabor, conta que a mudança permitiu que o Vaticano passou a usar as  instalações da Universidade do Arizona.

Desde 1993 a Santa Sé já tinha seu próprio telescópio. Isso graças a colaboração da casa de estudos e um investimento de cerca de 4 milhões de dólares.

O telescópio tem de 1,8 metros e completará em breve 30 anos de operação e importantes contribuições para a comunidade científica. Contudo, em 2024 ele passará por uma atualização e será automatizado. Logo, com a automatização vários projetos de pesquisa poderão ser realizados a cada noite, em vez de apenas um, expandindo sua utilidade.