No dia 18 de outubro (terça-feira), crianças de todo o mundo devem se reunir para rezar o terço pela paz e a unidade mundial. Logo, é o Terço das Crianças, que acontece anualmente em outubro, mês do rosário.

O convite para participar do movimento é da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) a crianças de todo o mundo.

Logo, o presidente internacional da ACN, cardeal Mauro Piacenza, destacou: “Deus estende suas mãos para nós, por meio de Maria. E por meio da oração do terço Nossa Senhora nos conduz, como a uma só grande família, para os braços protetores e salvadores de Deus Pai”.

Como surgiu esta iniciativa

A campanha do Terço das Crianças surgiu em 2005 na Venezuela, inicialmente como uma iniciativa local. Na ocasião, um grupo de crianças rezava o terço à beira do caminho para um santuário em Caracas.

Logo, entre algumas mães que estavam presentes uma teve uma recordação importante. Ela recordou-se que, certa vez, São Padre Pio havia dito: “quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar”.

Contudo, após essa iniciativa local, a Fundação ACN começou a apoiar a campanha em 2008. Logo, em 2011, ela assumiu a organização e assim tornou o Terço das Crianças uma campanha mundial.

Porém, mais do que rezar pela paz e a unidade no mundo, o movimento quer estimular as crianças à confiança em Deus nos momentos difíceis.

O Terço das Crianças no Brasil

Criança rezando o Terço

Segundo informações da ACN no Brasil, no ano de 2021 mais de 30.700 crianças de todo o país rezaram o Terço das Crianças em outubro, em uma corrente de paz. Logo, neste ano mais de 22 mil crianças já se comprometeram a participar desse momento de oração.

Portanto, de maneira especial, as crianças vão se reunir para rezar suplicando por aqueles lugares onde as pessoas vivem a ausência de paz. Ou seja, lugares em situação de guerra, como a Ucrânia, Nigéria, Mianmar, Paquistão. Além destes, algumas regiões como o Oriente Médio e o Sahel, na África.

Logo, o assistente eclesiástico da ACN Brasil, frei Rogério Lima, destacou também outra intenção para o Terço da Crianças. Ele afirmou: “Vivendo também o sentido mais profundo do amor cristão, iremos rezar pela conversão de coração daqueles que são os causadores dessas mesmas guerras, sofrimentos e miséria”.

Portanto, frei Lima vai rezar o terço com as crianças brasileiras por meio de uma live transmitida no dia 18, às 19h, nos canais da ACN Brasil: no Youtube e Facebook.

Além disso, a fundação pontifícia também disponibilizou um material gratuito para quem for realizar este momento de oração nas paróquias, escolas ou em família. Logo, o material contém instruções sobre como rezar o terço e meditações curtas para as crianças sobre os mistérios do rosário.

Além disso, tem o ato de Consagração a Nossa Senhora para as crianças e uma história em quadrinhos da parábola do filho pródigo. Contudo, ainda tem mais: desenhos para colorir e um passo-a-passo de como fazer uma dezena do terço em macramê.

Ficou interessado em oferecer esse material para os seus pequenos? Então acesse AQUI para fazer o download.