Para facilitar a obtenção de Indulgência Plenária aos falecidos, o Vaticano decide prorrogá-la para todo o mês de novembro

Atendendo a necessidade de evitar aglomerações, assim como aconteceu em 2020, o Vaticano decidiu expandir o tempo para alcançar a indulgência plenária aos fiéis falecidos.

Deste modo, as pessoas podem distanciar suas visitas à Igreja ou cemitério, com a garantia de fazer uso de indulgências em todo o mês de novembro – o que antes era previsto apenas para os primeiros oito dias de novembro.

“Nestes dias somos chamados a reavivar nossa certeza na glória e na bem-aventurança eterna. (…) Peçamos humildemente e com confiança o perdão para aqueles que nos deixaram, pelos seus pequenos ou grandes erros, eles que, no entanto, já estão salvos no amor de Deus, e renovemos nosso compromisso de fé”, recomenda o Cardeal Mauro Piacenza, da Penitenciária Apostólica do Vaticano.




Dia 2 de novembro (visitar uma Igreja)
  • a Indulgência plenária de 2 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de todos os fiéis defuntos para quantos piedosamente visitarem uma Igreja ou oratório e ali recitarem o “Pai-Nosso” e o “Credo”, pode ser transferida não só para o domingo anterior ou posterior ou para o dia da solenidade de Todos os Santos, mas também para outro dia do mês de novembro, livremente escolhido pelos fiéis.
Do dia 1º ao fim de novembro (visita ao cemitério)
  • a Indulgência plenária para quantos visitarem um cemitério e rezarem pelos defuntos mesmo só mentalmente, estabelecida como norma apenas de 1 a 8 de novembro, pode ser transferida para outros dias do mesmo mês até ao seu fim. Tais dias, livremente escolhidos pelos fiéis, poderão também ser separados.


CONDIÇÕES PARA ALCANÇAR A INDULGÊNCIA

Além de cumprir a obra prescrita pela Igreja, o fiel deve:

1. Estar em graça de Deus (sem nenhum pecado grave) e com nenhum afeto de pecado, ou seja, em grandíssimo arrependimento.

2. Receber a Santa Comunhão (para cada indulgência).

3. Rezar qualquer oração pela pessoa e intenções do Papa.

V./ Descanso eterno dai-lhes, Senhor.
R./ E a luz perpétua os ilumine.
V./ Que a alma de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
R./ Amém.


Clique aqui e confira a programação do Santuário para o dia de finados.

Siga-nos