No último dia 23 (janeiro/2023), o Papa Francisco recebeu no Palácio Episcopal do Vaticano os voluntários da Obra de Promoção da Alfabetização no Mundo (OPAM). E em seu discurso, o Papa citou a Encíclica do Papa São Paulo VI, Populorum Progressio. Então lamentou: “quando relemos os grandes documentos pontifícios dos anos 60, nos damos conta de quanto são atuais e de quanto, infelizmente, sua mensagem não foi assimilada”.

Além disso, afirmou que “o sonho da Populorum Progressio é o mesmo da encíclica Fratelli tutti”. E continuou dizendo aos voluntários: “É o sonho da Igreja, ou melhor, o sonho de Deus, que quer um mundo em que todos possam viver como irmãos e irmãs em plena dignidade”.

Em seguida, o Papa exortou os voluntários da OPAM a continuarem sua missão e a manterem “a qualidade de sua ação para que seja sempre promocional”. E ainda aconselhou: “Alimente-a continuamente com a seiva do Evangelho, para que o Espírito Santo mantenha viva a inspiração, a motivação e o estilo de seu compromisso”.