Mês Vocacional – Testemunho da Ir. Gloria da Santa Cruz

Tudo ou nada? Sim ou Não?

 

 

“Vai vende tudo o que tens (…) depois vem e segue-me”. Mc 10,21

Poderiam me perguntar: por que não ser professora, médica, dentista ou secretaria? Engenheira ou mecânica, ou melhor, porque não ser empresária?

Para eu fazer uma escolha, entre tudo ou nada, prefiro tudo. Isso não significa sem riscos, mas não escolher nada seria perder tudo.

Hoje, diante da escolha decisiva na vida religiosa que chamamos de votos perpétuos, ou seja, “para sempre”, me deparo com a pergunta acima mencionada. E porque não escolhi outra coisa? Por que não ser Religiosa? Desde minha juventude desejei ser muitas coisas, e nunca entre elas apareceu a ideia de ser uma freira. Mas diante de tantos sonhos, desejos e planos que sonhei para mim, havia sim, e há em cada um deles, uma vida de serviço e entrega, mas eles não eram suficientes o bastante para me satisfazer, simplesmente queria mais. E diante dessa sede de ser mais ouvi o chamado de Deus. Então a pergunta se tornou outra: onde procurar? Onde é o meu lugar? Em qual Congregação?

Durante esta busca encontrei diversas congregações, consagradas, religiosas que não usam hábito e irmãs carmelitas. Tinha ainda muitas dúvidas, não sabia para onde ir. Mas um dia sem esperar elas me encontraram: as irmãs de Jesus Misericordioso, em minha paróquia. Por mais incrível que pareça, sendo coroinha e servindo todos os dias nunca as tinha visto antes. Hoje ao lembrar rio de mim mesma, às vezes dei voltas procurando, mas sem perceber elas estavam tão perto. Ao primeiro olhar não me agradaram, mas me fascinaram quando as visitei. A partir daquele dia não as deixei mais, ou melhor, elas não me deixaram.

Entrei na Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso aos 17 anos de idade e após 8 anos de formação já aos 25 anos, quero dizer meu sim ao Senhor. Antes de tomar esta decisão me perguntava novamente: por que? E compreendo que não fui eu quem o escolhi, mas Ele me escolheu. E este dia foi 25 de Março, dia da Anunciação ­- quando Maria dizia o seu sim ao Anjo Gabriel: “Eis aqui a serva do Senhor”. Neste dia Deus recebeu o meu sim definitivo. Onde melhor senão no Santuário da Divina Misericórdia? E que hora melhor senão às 15h da tarde?

Ser Consagrada significa que Deus me consagrou, me escolheu unicamente para Ele. E esta Vida é um sinal para os dias de hoje, quando a importância não está nos bens materiais, ou no que eu sou, no que possuo que me fazem felizes. Possuindo a Deus todo o resto se torna segundo plano.

Ao dizer sim, para sempre, estou dizendo que quero ser toda Dele assim como me chama. E como Ele me atraiu, agora peço para que através de mim outros também o encontrem. E assim por toda a vida darei aquilo que primeiro recebi, o seu amor incondicional, sua Misericórdia Infinita.

Eis-me aqui Senhor, porque me chamastes. Não tenha medo de dizer sim ao Amor.

Ir. Gloria da Santa Cruz
Irmãs de Jesus Misericordioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *