crb3

Durante o primeiro dia do encontro para lideranças da vida consagrada, nesta quarta-feira 02, promovido pela CRB nacional e regional no Santuário da Divina Misericórdia, abordou-se muito como deve ser a formação da vida consagrada.

Para o Cardeal Dom Aviz, a formação de um consagrado se dá pela “ação do Pai a partir da nossa conversão e pela ação do Espírito Santo em nosso coração”. Ele explicou ainda que a formação tem que ser humana, intelectual, teológica e espiritual, para formar pessoas consistentes em seu querer.

Citando a carta do Papa Francisco, Dom João Braz de Aviz afirmou que o formador é alguém em construção e os formadores devem buscar a docibilidade – docibilitas – nos religiosos, para que sejam pessoas que se deixem trabalhar por Deus. “Os formadores precisam também contar experiências da própria vida, dificuldades e não só trabalhar a linguagem do céu. Deus nos quer na santidade, mas também no meio dos problemas. Portanto os programas formativos têm que ser revistos, os formadores têm que atuar com docilibidade para quando as tentações chegar os formandos tenham forças para enfrentar” explicou Dom Aviz.

crb4

Durante a palestra da tarde, abordou-se a vida fraterna em comunidade, onde é necessário ter um olhar bondoso de Jesus, e contribuir em tudo que for chamado. O Cardeal pede que os consagrados saiam para levar a luz do Evangelho. Segundo ele é preciso “sair para as periferias, não ficar fechados, promover atividades mais dinâmicas e abertas para essa saída com atitude missionária. E possuir dentro de nós uma intimidade com o Senhor, se não, não construímos nada”.

Concluindo, Dom Aviz insistiu afirmando que em todas as vocações o caminho é seguir Jesus e que os Consagrados tenham os mesmos sentimentos de Cristo, nosso Senhor.

Encerrando a programação do evento, nesta quarta-feira, os religiosos participaram da Santa Missa presidida pelo Eminentíssimo Cardeal Dom João Braz de Aviz junto com alguns sacerdotes presentes.