Brasília, 08 de julho de 2015. A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família elegeu no último sábado, 4 de julho, a sua nova diretoria. O atual quadro diretivo conta com o Prof. Hermes Rodrigues Nery (Presidente), Dr. Paulo Fernando Mello Costa (1º Vice-Presidente), Dra. Lenise Garcia (2ª Vice-Presidente), Lidia Said de Lavour (1º Secretária), André Said de Lavour (2º Secretário), João Carlos Almeida (1ºTesoureiro), Dr. Ubatan Loureiro Júnior, 2º Tesoureiro, Marco Antônio G. de Araújo e Susy dos Santos Gomes Araújo (diretores de relações institucionais), Pe. Pedro Stepien (diretor de eventos), Mariângela Consoli de Oliveira (diretora de comunicação), Adrian Paz (diretor de educaçao). O Prof. Humberto Vieira permanecerá presidente emérito, de honra, fundador da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família. Pe. Pedro Stepien como diretor espiritual.

Publicamos abaixo o pronunciamento do Prof. Hermes Rodrigues, para a ocasião:
Caríssimos amigos,
Há dez anos exatos, o então bispo da Diocese de Taubate, Dom Carmo João Rhoden, fundou o Movimento Legislaçao e Vida, junto a comissão em defesa da vida, do qual recebi do Pe. Ethewaldo Naufal Junior a missao de militar em defesa da vida, especialmente nas instâncias decisórias do País, vindo muitas vezes a Brasilia por conta disso. Ainda na minha primeira vinda para cá, com esta finalidade, em novembro de 2005, quando voltava depois de uma votação do PL 1135-41, eu havia dito à dra. Maria Dolly que não saberia quando retornaria à capital federal, ao que ela me disse: “Você virá muitas vezes a Brasília”. Morando numa cidade pequena do interior de SP, por durante dez anos, pela providência de Deus, retornei, por tantas vezes, para se somar a tantos outros grupos nesta grande cruzada pela vida e pela familia, atendendo assim ao apelo de S. João Paulo II, na Evangelium Vitae, exortando pela formação de grupos e associações para a defesa da vida humana, ameaçada por tantas forças hostis, anticristãs, cada vez mais intensas. Dai que o desafio tem sido cada vez maior, e muitas vezes nos sentimos mesmo na contramão da cultura dominante, por isso S. João Paulo II pedia para que, com gestos contretos, possamos afirmar a cultura da vida, perseverar nisso, e assim é que temos procurado nesses anos todos, graças a Deus, que pela generosidade de muitos dos que aqui estão, tem sido possível perseverar.
Temos aqui o exemplo de um lutador pela vida, exemplo como pai de família, trabalhador, evangelizador, defensor da vida e da família, que é o Prof. Humberto Leal Vieira, que ensinou a tantos o trabalho de levar informações aos parlamentares, deputados, senadores, ministros [com seu lema: “informar, informar, informar”]  lobby este pró-vida que tem ajudado muito nas decisões do Congresso Nacional, em soma com outros grupos, para evitar não apenas a legalização do aborto, mas também propondo iniciativas legislativas que promovam a estrutura natural da família, a dignidade da pessoa humana, não apenas no parlamento brasileiro, mas também dentro da Igreja, na sociedade, nas escolas, nos meios de comunicação, etc. Quando o Prof. Humberto Vieira me ligou, esses dias, perguntando se eu tinha disponibilidade em assumir a presidência desta tão conceituada Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, dei mais uma vez o meu sim, em progressir com a missão evangelizadora, também com aquela sensação de não saber como fazer para enfrentar tantos desafios e dar uma resposta à altura das demandas existentes. Mas a fé em Deus [que tudo opera] me leva àquela confiança absoluta de que Ele nos sustentou até aqui, e certamente nos dará a força que precisamos, todos nós, em oração pedindo a graça da coerência de vida que se faz necessária para o bom testemunho. O próprio exemplo de vida do Prof. Humberto Vieira, que completa 54 anos de matrimônio, com 8 filhos, e tantos netos e até uma bisneta, etc., fidelísismo á Igreja, membro da Pontifícia Academia para a Vida, nos motiva e dá alegria, porque é com os bons testemunhos que somos levados a crer mais firmemente no que Deus quer de nós, vida em abundância, que começa aqui, em meio a tantas imperfeições e fragilidades, para se tornar vida plena na eternidade.
Que a Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, com a nova diretoria que agora assume, trabalhe para oferecer materiais de estudos atualizados, especialmente  de bioética, por exemplo, como faz a Associazione Scienza & Vita, produzindo estudos, análises, subsídios, otimizando assim o site de informações para que mais pessoas possam pesquisar, servindo assim de uma referência segura para as questões de vida e família, à luz da doutrina social da Igreja. Também trabalharemos no sentido de ampliar os núcleos da Associação, em todos os estados do Brasil, com encontros, como o que queremos realizar em 2017, em Fátima, Portugal. Há portanto muito trabalho pela frente e disposição de dar o melhor, dentro das nossas possibilidades, ao que espero que cada membro da diretoria se sinta motivado a somar esforços para que possamos juntos prosseguir o trabalho que o Prof. Humberto Vieira começou, e que agora com responsabilidade e fé em Deus, desejamos continuar, pedindo am intercessão de Nossa Senhora, pelos bons frutos. Muito obrigado a todos. Que Deus os abençoe sempre!
fonte: ZENIT.org