Apaixonado pela Igreja – Biografia do Bem-Aventurado Bispo Jorge Matulaitis-Matulewicz

O bem-aventurado Jorge Matulaitis (Matulewicz) foi um homem que amou profundamente Cristo e a Igreja. Essa única frase resume a sua vida extraordinária mas extremamente difícil.

Veio ao mundo numa pobre família lituana no dia 13 de abril de 1871 na aldeia de Lugine, nas proximidades de Mariampol, na província de Suwalki. Perdeu os pais ainda na infância. Apesar da saúde frágil (inicio de tuberculose), estudava e ajudava aos irmãos na propriedade paterna. Em seu coração brotou o desejo de tornar-se sacerdote. Em 1891 ingressou no seminário religioso de Kielce. Foi ordenado sacerdote no dia 20 de novembro de 1898 em Petersburgo e, após voltar a Kielce, entregou-se com grande entusiasmo ao trabalho pastoral.

Depois de alguns meses de trabalho, uma penosa dor na perna fez com que o Pe. Jorge tivesse de deixar a paróquia para viajar à Alemanha, a fim de fazer um tratamento especial. Terminado o tratamento, foi encaminhado a continuar seus estudos em Friburgo, na Suíça. Apesar da tuberculose óssea, concluiu os estudos em 1902, voltou a Kielce e começou a dar aulas de direito canônico e de latim no seminário local.

Em 1904, em razão do estado de saúde que se deteriorava, o Pe. Jorge mudou-se para Varsóvia. Ali desenvolveu atividade social entre os operários e juntamente com o Pe. Marcelo Godlewski fundou, em 1905, a Associação dos Operários Cristãos. No outono de 1907 começou a trabalhar na Academia Religiosa de Petersburgo, onde dava aulas de sociologia e de teologia dogmática.

Percebendo a necessidade de salvar a vida religiosa, sistematicamente destruída na zona de ocupação russa, em 1909 ingressou na Ordem dos Marianos e, em segredo diante das autoridades imperiais russas, iniciou a renovação e reforma da Ordem que se extinguia. Em 1910 o Papa Pio X ratificou as novas Constituições marianas e aprovou a reforma iniciada.

Em 1918 o Pe. Jorge foi sagrado Bispo da diocese de Vilna. Cumpriu as tarefas que lhe foram confiadas com o zelo de um bom pastor por sete anos, de acordo com o seu lema episcopal: “Vence o mal com o bem”. Durante esse tempo todo desempenhou também a função de Superior Geral da Congregação dos Marianos. Em 1925 o Papa dispensou Dom Jorge das tarefas de ordinário de Vilna, mas em breve confiou-lhe a função de Visitador Apostólico na Lituânia, para que organizasse a administração eclesiástica e preparasse a concordata.

Dom Jorge faleceu inesperadamente no dia 27 de janeiro de 1927, com a idade de 56 anos. A sua vida piedosa permaneceu na lembrança dos marianos e das pessoas que com ele colaboraram. Em 1953 foi aberto o seu processo de beatificação, que foi concluído em 1982. Alguns anos depois foi reconhecida uma cura milagrosa por intercessão do Servo de Deus Dom Jorge, o que abriu o caminho à beatificação, que foi realizada por João Paulo II no dia 28 de junho de 1987 em Roma, durante a solenidade dos 600 anos de aceitação do cristianismo pala nação lituana.

O dom da beatificação do Bispo Dom Jorge é valioso para toda a Igreja. Necessitamos de um modelo de vida dedicada inteiramente a Cristo em Sua Igreja. O bem-aventurado Jorge estimula-nos a um zeloso e generoso serviço em prol da Igreja. O exemplo da sua vida estimula a uma fidelidade total a Deus, apesar das adversidades, dificuldades e perseguições