Em um dia como hoje, 25 de agosto, Santa Faustina completaria 116 anos.

Conheça mais sobre a história dessa Santa que foi escolhida por Jesus para ser Sua missionária da poderosa mensagem da Divina Misericórdia.

A Irmã Faustina nasceu em 1905 como Helena Kowalska em uma família de camponeses pobres na Polônia e foi a terceiro de dez filhos. Ela sentiu um chamado para a vocação religiosa aos sete anos, mas foi desencorajada por seus pais a persegui-lo, pois não podiam pagar o dote, que era o dinheiro e o guarda-roupa necessários para uma mulher entrar na vida religiosa.

Em vez disso, ela se jogou em modas mundanas, indo a bailes com sua irmã e usando o dinheiro que ganhou de babá para comprar roupas da moda. Ela era de fato tão elegante, que um empregador anterior comentou que achava Helena muito cara para contratar. Era evidente que ela tinha um dom natural para contar histórias para as crianças, que eram cativadas por seu discurso.

Mais tarde em sua vida religiosa, as irmãs admitiram que amavam estar na companhia de Helena, e a chamavam de “advogada” por causa da maneira persuasiva que ela argumentava.

A vida de Helena tomou um rumo dramático quando, aos dezenove anos, ela viu uma visão de Cristo flagelado, sofrendo, enquanto dançava no parque com sua irmã. Quando ela testemunhou o corpo Dele coberto de feridas, obrigou-se naquele momento a tomar uma decisão: entrar na vida religiosa.

Até quando hei de ter paciência contigo e até quando tu Me decepcionarás?” (Diário, 9).

Essa é a queixa de Jesus a Helena Kowalska, durante uma festa. Já não há mais como dizer não a este Senhor.

Local onde acontecia o baile, Parque Veneza, em Lodz – como conta o trecho nº 9 do Diário.

Ela fez as malas naquela noite e viajou para Varsóvia, onde foi recusada por vários conventos. Depois de seguir as Suas inspirações interiores, Santa Faustina encontra a Congregação de Nossa Senhora Mãe de Misericórdia. Convidada pela Madre vai até a capela perguntar ao Senhor da casa, se Ele a recebe (cf. Diário, 13).

Tradução: Você está no meu coração (resposta que Faustina recebeu de Jesus)

Ao obter a resposta de Jesus, começa os preparativos para entrar na congregação, precisava obter o dote necessário na época, e aí permanecerá até a morte.

Ela entrou na comunidade quando tinha quase vinte anos, assumindo o nome de Irmã Maria Faustina do Santíssimo Sacramento.

A Irmã Faustina, no entanto, recebeu as tarefas mais humildes para fazer por causa de sua falta de instrução. Seja cozinhando, jardinando ou atendendo a porta, a irmã Faustina sempre foi alegre, humilde e diligente.

Exteriormente, sua vida religiosa teria parecido bastante comum. No entanto, interiormente, o Senhor estava convidando-a mais profundamente em seu plano para a redenção da humanidade, através de uma união com ele.

“Se os anjos fossem capazes de inveja, eles nos invejariam por duas coisas: uma é a recepção da Sagrada Comunhão, e a outra é sofrimento.”

A irmã Faustina começou a ter visões de Jesus, que lhe pediu para ser Sua apóstola e “Secretária da Misericórdia”. Ela estava sendo recrutada para proclamar a verdade sobre a misericórdia de Deus para o mundo e implorar a misericórdia de Deus pelos pecadores através de novas formas de devoção.

Por obediência a Cristo e seu diretor espiritual, ela registrou as revelações e mensagens recebidas de Nosso Senhor em seu diário pessoal, a Misericórdia Divina na minha alma. Nele, ela documentou fielmente todas as palavras de Cristo e seus diálogos com Ele.

Jesus disse-lhe:

Secretária do Meu mais profundo mistério, deves saber que estás em exclusiva intimidade Comigo. A tua tarefa é escrever tudo o que te dou a conhecer sobre a Minha misericórdia para o proveito das almas que, lendo estes escritos, experimentarão consolo e terão coragem de se aproximar de Mim.” (Diário 1693).

Nenhum desses eventos foi conhecido por ninguém além do diretor espiritual e superior da Irmã Faustina, e depois de sua morte até mesmo suas irmãs mais próximas ficaram chocadas com os grandes sofrimentos e experiências místicas que ela teve.

Santa Faustina viveu uma vida oculta de sacrifício, unindo constantemente seus sofrimentos com a Paixão de Cristo e cooperando com Seu plano para a salvação das almas. Sua vida foi preenchida com experiências extraordinárias; ela foi capaz de perceber o mundo sobrenatural com seus sentidos, e foi dotada de dons como a leitura de almas humanas e profecia.

Em sua humildade, ela não via seus dons como sua fonte de santificação, mas sim, fazendo a vontade de Deus. Santa Faustina disse a Jesus: “Eu quero te amar como nenhuma alma humana amou antes”. Ela morreu em Cracóvia, com 33 anos, de tuberculose. Isso aconteceu no ano de 1938.

Em 2000, ela foi canonizada pelo Papa João Paulo II, e sua mensagem da Divina Misericórdia continuou a se espalhar pelo mundo, levando as almas a confiar em Jesus e em Seu amor por elas.

Fonte: Given Institute