Um novo ano se inicia e, para mim, uma nova etapa da formação também. Como alguns já sabem, na Congregação dos Padres Marianos, após o primeiro ano do curso de Teologia, realiza-se o Ano Pastoral, tempo no qual o religioso passa em uma das paróquias marianas pelo Brasil. Para mim é chegado este momento, o lugar é Crateús no Ceará, onde temos a Paróquia Imaculada Conceição.
Sinto-me feliz em ter esta experiência de conviver com os irmãos padres e também com o povo de Deus, sobretudo onde a cultura é diferente da qual nasci e fui criado. Por este motivo, creio que o conhecimento se renovará e se fortalecerá, lembrando, acima de tudo, que é Cristo mesmo que me chama e envia.
O dever de todo batizado é este, ir ao encontro do próximo, não importando quem seja. Obviamente não é tão simples sair daquilo que é cômodo, do que já se está acostumado, contudo, é essencial, principalmente para um religioso, a vida peregrinante, pois é com ela que aprendemos o que deve permanecer: Jesus Cristo; e não a própria pessoa do religioso, muito embora Deus se utilize de nossa personalidade e até mesmo de nossas fraquezas.
Que a Virgem Imaculada interceda por todos nós, para que ela seja o nosso modelo de humildade, ensinando-nos a sermos desprendidos de nossos orgulhos e prepotências. Conto também com as orações de todos. Um grande abraço.
Ir. Enio Clovis, MIC