A aprovação pontifícia da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição aconteceu no dia 24 de novembro de 1699. E foi o Papa Inocêncio XII que aprovou legalmente a Ordem dos Marianos que, naquela época, contava com cerca de 20 membros em 3 conventos.

No tempo da aprovação pontifícia, os Marianos vestiam o hábito branco em honra da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria. E debaixo dele usavam um escapulário branco com a imagem da Imaculada Conceição, adornado de cor azul. Além disso, usavam um cinto com dez contas pretas, que simbolizavam as dez virtudes evangélicas da Santíssima Vigem Maria.

A Congregação dos Padres Marianos

Fundada em 1670 na Polônia, os Marianos da Imaculada Conceição servem silenciosamente às necessidades da Igreja.

No Brasil, chegaram em 1960, como resultado de conversas, em Roma, durante o Concílio Vaticano II, com um bispo brasileiro.  E também respondendo aos apelos do Papa João XXIII, que pediu aos Marianos que servissem como missionários em países sul-americanos que careciam de padres.

O carisma da Congregação dos Padres Marianos foi concedido ao Fundador da Congregação, Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczynski (1631-1701).

Logo, o mistério da Imaculada Conceição de Maria é o sinal característico e a inspiração da vida e da missão evangelizadora da Congregação.

Sendo assim, os Marianos são chamados a dar testemunho do Amor salvífico de Deus. E esse testemunho se expressa numa vida de alegria, amor, gratidão, humildade e glória prestada a Deus.

Logo, essa forma de viver os conduz a uma generosa entrega a Cristo e à Sua missão de anunciar a Boa Nova da salvação.

No Brasil, os Marianos atuam de forma direta na ação pastoral. Sendo assim, evangelizam em 10 paróquias no Sul, Sudeste e Nordeste do país.

Portanto, nas paróquias, procuram ser presença evangelizadora na obediência ao magistério eclesial e às necessidades do tempo atual.

Mas para isso inspiram-se na espiritualidade do Fundador, Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński. Além disso, no lema do Renovador, o bem-aventurado Bispo Jorge Matulaitis-Matulewicz: “Por Cristo e pela Igreja”.

A comunidade brasileira dos Padres Marianos assumiu a propagação da Devoção à Divina Misericórdia como missão fundamental.