Pope Francis addresses the crowd gathered outside the nunciature, in Lima, Peru January 20, 2018. REUTERS/Guadalupe Pardo

Papa Francisco, em “O Vídeo do Papa” de junho, afirma que as redes sociais são uma oportunidade de encontro e solidariedade, mas adverte que devem ser usadas respeitando a dignidade dos outros. Ele também enfatiza a importância de construir uma cidadania na rede como um lugar rico em humanidade.

“Peçamos juntos para que as redes sociais não anulem a própria personalidade, mas que favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença. A Internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade”, diz o Pontífice.

No mundo, atualmente existem 3.196 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, que representam 42% da população mundial. Entre as regiões onde tem uma maior concentração destacam-se América do Norte, com 70% de usuários ativos em relação à população; o norte de Europa, com 66%; a Ásia Oriental, com 64%; e a América do Sul, com 63%.

“Aproveitemos as possibilidades de encontro e de solidariedade que as redes sociais oferecem. Vamos construir uma verdadeira cidadania na rede e que a rede digital não seja um lugar de alienação” conclui Francisco, pedindo também que os jovens saibam utilizar da maneira adequada a ferramenta que se tem em mãos.

Fonte: Vatican News