Na última terça-feira (09), durante o 2º Dia do Cerco de Jericó dos Sentimentos, o tema abordado por Edson Oliveira da RCC (Renovação Carismática Católica), foi tristeza e alegria. A partir do trecho Eclesiástico 30, 22 o pregador refletiu sobre como devemos aproveitar as gotas de felicidades que a vida proporciona diariamente.

“Não entregues tua alma a tristeza”. A Palavra iniciou dando uma ordem, não um pedido. O interessante é que a Palavra não está dizendo para não ficar triste. Não, ela diz não entregues tua alma a tristeza, significa que podemos ficar tristes. Hoje eu tive momentos de tristeza, mas eu não permaneci na tristeza e por isso eu estou aqui.

Coloque a mão no seu coração e diga seu nome e repita: Não entregues tua alma a tristeza.

A Palavra diz para não se entregar. E mais adiante nos diz: Não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.

Em outro trecho, versículo 23: “A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. 24.Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, 25.pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.” 

Tristeza vicia. Todos nós temos carências afetivas. Como pedagogo e psicopedagogo eu trabalho atendendo pessoas. E existem pessoas que têm carências enormes. Carência de um sorriso, carinho, de ser elogiado, até muitos casamentos acabam por falta de um elogio, e as pessoas não se dão conta disso, mas começou por falta de atenção.

O Padre Fábio de Melo uma vez falou uma frase que me chamou muito a atenção, ele disse: A felicidade é como um susto.

É uma frase extremamente verdadeira. Algumas pessoas esquecem que a felicidade não pode ser um fim. A felicidade é um caminho. Se você tratar a felicidade como um fim você vai ser daqueles que fala assim: ah, um dia eu vou ser feliz. Vou ganhar na loteria. Tem pessoas que condicionam a felicidade, a alegria a isso.

O Padre Fabio de Melo quis dizer que a felicidade é um caminho, e que se você não observar você vai dizer para todo mundo que você não é feliz. Um susto é uma coisa muito rápida. Você precisa aproveitar as gotas de felicidades que a vida te proporciona diariamente.

A pessoa que tem a verdadeira alegria encontra sentido para viver. Cuidado com os sentimentos. Esse Cerco de Jericó é para nos mostrar que precisamos começar a viver, sem condicionar a alegria à política, candidatos, à sua saúde.

Eu tive um tumor na minha tireoide, e havia possibilidade de eu sair mudo da cirurgia, o que eu ia fazer da vida? Mas eu fui para aquela cirurgia com uma alegria tão grande, com uma confiança tão grande. Eu falei: Senhor eu estou em suas mãos. E seja o que for que acontece nessa cirurgia eu voltarei te louvando. A cirurgia levou 6h30 e eu estou aqui. Não sou santo, não sou perfeito. Mas sou bem melhor do que eu era 5 anos atrás.

Há alegria na doença. A enfermidade pode ser usada para elevar a sua alma, para ser uma pessoa melhor, para se tornar um ser humano diferenciado, pois o mundo está carente de homens e mulheres diferenciados. Carente de homens e mulheres que aproveitam cada gota de felicidade que a vida proporciona, que dizem não à tristeza, não à angústia, não à perturbação.

 

Jesus está dizendo agora alegra o seu coração. Reze neste breve instante por você.
Senhor recebe toda a tristeza do meu coração. Senhor, dá-me alegria, paz. Retira a tristeza, o pensamento de morte, a vontade de sumir, de desaparecer. Senhor Jesus, eis-me aqui para receber a tua paz, a paz que vem de uma alegria sincera, a paz que vem em um coração que não se entrega a tristeza. Liberta-nos e faz transbordar uma alegria única, cura-nos, enche-nos da tua graça, Senhor.

Amém.