Você conhece os símbolos da JMJ? Sabe como eles se tornaram parte do maior evento de jovens católicos do mundo?

As Jornadas Mundiais da Juventude possuem dois símbolos que a acompanham pelos países onde o evento acontece. E estes símbolos são a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Logo, nos meses que antecedem a JMJ os símbolos partem em peregrinação pelo país que sediará o evento, como anunciadores do Evangelho. Além disso, é um sinal de que Deus acompanha os jovens na realidade em que vivem.

Portanto, vamos agora conhecer melhor os símbolos da JMJ.

Leia também: Patronos da JMJ 2023. Você sabe quem são eles?

A Cruz peregrina: sinal de fé

Esta Cruz que acompanha as JMJs foi construída no Ano Santo de 1983. E foi confiada aos jovens no Domingo de Ramos de 1984, com a intenção de que peregrinasse por todo o mundo.

Desde então, a Cruz peregrina já passou pelos cinco continentes, visitando quase 90 países. E nestes locais, foi transportada a pé, de barco, de trenó e tratores.

Logo, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades e hospitais. Mas isso não é tudo, passou também por selvas, monumentos e centros comerciais.

Porém, o percurso deste símbolo da JMJ nem sempre foi fácil. Enfrentou greves aéreas e dificuldades no transporte. Certa vez, precisou vencer a impossibilidade de viajar de avião porque não cabia em nenhuma das aeronaves disponíveis.

Contudo, a Cruz peregrina afirma-se cada vez mais como um sinal de esperança para os jovens e para o mundo em diferentes ocasiões. Esteve em Praga, atual República Checa, em 1985, quando a Europa estava dividida pela cortina de ferro. E aí foi sinal de comunhão com o Papa.

Além disso, esteve em Nova Iorque logo depois do 11 de setembro de 2001. E visitou o local onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3 mil pessoas. Também passou por Ruanda, em 2006, depois da guerra civil.

Um dos símbolos da JMJ, a Cruz peregrina, tem 3,8 metros de altura e é feita de madeira.

Símbolos da JMJ: O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani é um retrato da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. E desde 2003, graças ao Papa João Paulo II, ele é um dos símbolos da JMJ.

Logo, o ícone é sinal da presença de Maria junto dos jovens.

Contudo, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está relacionado a uma das devoções mais populares na Itália. Trata-se da antiga tradição de levá-lo em procissão pelas ruas de Roma, a fim de afastar os perigos, as desgraças ou pôr fim a pestes.

Porém, o ícone que acompanha as JMJ é uma réplica da imagem original que permanece em Roma, na Basílica de Santa Maria Maior. E a imagem original de Nossa Senhora Salus Populi Romani é visitada pelo Papa Francisco antes e depois de cada uma de suas viagens apostólicas. Logo, ali ele reza e deixa flores para a Mãezinha.

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani tem 1,20 metro de altura e 80 centímetros de largura.

Por onde estão os símbolos da JMJ?

No ano de 2023 a Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Portugal. Logo, os símbolos da JMJ estão peregrinando por este país.

Atualmente, segundo informações dos organizadores, os símbolos da JMJ estão na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

E nesta diocese vão permanecer até dia 29 de dezembro de 2022, percorrendo as suas várias Unidades operacionais, formativas e hospitalares, como sinal de fé e esperança. Depois desta data, deve partir para outra região de Portugal, ainda não informada pelos organizadores.

E, então, vamos juntos para a JMJ 2023?

Saiba mais AQUI!