O Padre Matthieu Dauchez faz um trabalho inspirador resgatando crianças do lixão nas Filipinas. E sobre isso, ele fala: “Sou testemunha da ressurreição das crianças de rua”.

Portanto, com a sua fundação, Anak-tnk, o Padre Matthieu tira crianças do inferno das ruas, onde estão expostas às drogas, prostituição, violência e morte.

Contudo, o padre é natural da França e estabeleceu-se em Smokey Montain, um bairro ao lado do lixão de Manila, fazem 24 anos. E quando foi ordenado sacerdote, passou a dirigir ali a Fundação Anak-tnk, que acolhe crianças do lixão. Além disso, resgata também crianças que se refugiam no cemitério de Manila.

Logo, em 24 anos, a fundação já resgatou mais de 60 mil crianças. São casos de abandono, por serem deficientes, de crianças que fugiram de casa por motivos graves ou que se perderam da família. Além disso, a fundação acolhe crianças que sofreram abuso ou que são maltratadas fisicamente e até bebês rejeitados pelos pais.

Ou seja, são crianças “rejeitadas pelas próprias pessoas que deveriam lhes mostrar o maior amor”, avalia o sacerdote. Logo, isso faz com que não se sintam dignas de serem amadas. Sendo assim, essas crianças do lixão estão profundamente feridas no seu interior. “Os seus corações deixam de bater, já não têm sentido de propósito, são como mortos-vivos”, conta o padre.

Como é feito o trabalho com as crianças do lixão

Cerca de 200 educadores da fundação vão às ruas do lixão e arredores para cativar essas crianças e ganhar a confiança delas.

E sobre isso o Padre Matthieu explica:

“A criança foi traída pelo adulto, ela está desiludida. Ela tem sido física e sexualmente abusada pelo adulto. Elas sabem que o adulto as considera como um objeto, que pode utilizá-las como quiser. Portanto, o educador deve recuperar a sua confiança”.

Logo, algumas crianças do lixão aceitam prontamente fazer parte da fundação. Porém outras necessitam de um tempo maior. Porém, cada uma dela é respeitada em seu próprio tempo de aceitação.

Portanto, a fundação cria uma atmosfera de amor e de segurança para que as crianças do lixão possam se sentir amadas e protegidas.

O que a fundação oferece às crianças resgatadas

Logo, a fundação do Padre Matthieu oferece cuidados médicos, alimentação adequada e educação.

Contudo, há também cuidados psicológicos, além de amor e momentos de espiritualidade. Portanto, Padre Matthieu conta que oferece às crianças muito mais do que algo material. “Pude ver que estas crianças estavam sedentas de algo mais… Algo muito mais profundo do que um desejo material”.

Logo, como essas crianças que estão feridas em seu interior precisam de cura.  E sobre isso Padre Matthieu explica:

“A nossa missão é criar o enquadramento para que elas sejam curadas. Mas não sabemos como curar as feridas de um coração. A fundação é impotente, só tem de criar a estrutura para deixá-Lo fazer. Só o Senhor é que sabe entranhar-se nas fendas do coração. É Ele que une estes corações”.

Neste sentido, um dos objetivos do padre é despertar nestas crianças o desejo e o gosto pela oração. Por isso, na fundação as crianças têm um tempo para rezar todas as noites. “Sou um padre que traz Jesus ao lixão, e Ele está feliz por lá estar. Ele faz um trabalho no fundo do coração que me ultrapassa completamente e que nunca deixa de me surpreender”, conta.

Todavia, essas crianças experimentaram coisas terríveis, que não se pode imaginar. E sobre isso o padre reflete:

“Creio que existe uma união no sofrimento destas crianças com Cristo. E se partilharem tão intimamente o seu sofrimento na cruz, partilharão também a alegria, a esperança, o amor de que Ele é a fonte”.

Outros programas da fundação

Contudo, além dessa obra de misericórdia com as crianças do lixão, a fundação tem também um programa para crianças catadoras que vivem com os seus pais e trabalham no lixão de Manila. São pessoas que vivem em caixotes no lixão e sobrevivem separando o lixo.

Além disso, recentemente outro programa foi inaugurado pela fundação. Desta vez para pessoas idosas que vivem nas ruas. “Nas Filipinas, o sentido de família é forte. Porém, a pobreza é galopante e há cada vez mais pessoas idosas abandonadas”, relata Padre Matthieu.