Nos dias 5 e 6 de Novembro, o grupo dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia de Fall River, em Massachusetts nos Estados Unidos, realizou um retiro ao longo dos dois dias a partir do olhar das religiosas Helena Guerra e Santa Faustina. O encontro contou com devotos de todas as idades, incluindo o cenáculo das crianças.


A essência da devoção à Misericórdia de Deus é uma atitude de confiança cristã para com Deus e de amor ao próximo. “As almas que divulgam o culto à Minha misericórdia Eu as defendo por toda a vida como uma terna mãe defende seu filhinho e, na hora da morte não serei Juiz para elas, mas sim o Salvador misericordioso” (Diário 1075).

Encontro de Jesus Misericordioso em Massachusetts

Helena Guerra nasceu em Lucca, Itália, dia 23 de junho de 1835. Depois de uma longa doença (1857 – 1864), amadureceu nela a vida apostólica, a partir de leituras e estudos da Bíblia e da literatura patrística. Dedicou-se ao apostolado feminino entre as jovens, para as quais criou a Pia União das Amizades Espirituais, e criou o primeiro núcleo citadino das Filhas de Maria. Em 1886, Helena Guerra sente o primeiro apelo interior para trabalhar na divulgação da Devoção do Espírito Santo na Igreja. Escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão XIII exortando-o a convidar os cristãos a redescobrirem uma vida segundo o Espírito Santo. Escreveu pelo menos 70 documentos dedicados à devoção ao Espírito Santo. Em 14 de abril de 1914 Helena descansou. Foi beatificada por João XXIII no ano de 1959.

Santa Faustina nasceu na Polônia, em Głogowiec, como a terceira de dez filhos, numa pobre, mas piedosa família de aldeões. No batismo, na igreja paroquial de Świnice Warckie, recebeu o nome de Helena. Desde a infância distinguiu-se pela piedade, amor à oração, diligência e obediência, e ainda por uma grande sensibilidade às misérias humanas. Irmã Faustina oferece a sua vida pelos pecadores e por tal motivo passa por diversos sofrimentos, socorrendo assim as almas. Fisicamente esgotada até ao limite, embora plenamente madura em seu espírito, misticamente unida a Deus, acabou por falecer em fama de santidade a 5 de outubro de 1938, contando apenas 33 anos de vida e 13 de profissão religiosa.

Colaboração de  Marcos Assis

11_loja_santuario