O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, deu as boas-vindas aos milhares de participantes do Encontro Mundial dos Jovens Consagrados que teve início na noite de terça-feira (15/09) com uma vigília de oração na Praça S. Pedro.  Nas boas vindas o Cardeal  recordou aos  participantes que foi o Papa Francisco quem os convidou de todas as partes do mundo.

“Nós os aguardávamos com grande alegria e por isso nos preparamos para viver este encontro à luz do Evangelho, em escuta ao chamado de Jesus, no coração da fraternidade, em meio às esperanças e às angústias do mundo, na Igreja comunhão.”

A vigília foi presidida pelo Secretário da Congregação, Dom José Rodríguez Carballo. Em sua homilia, ele propôs aos jovens consagrados três palavras como reflexão: Ânimo, sejam fortes! Perseverança, sejam fiéis! Frutificar, despertem o mundo!

O Arcebispo recordou que há uma única razão válida para escolher a vida consagrada: Jesus Cristo. “O consagrado é todo para o Senhor, e porque é todo para o Senhor, é todo para os outros.”

Dom Carballo repetiu então a exortação do Papa Francisco, de que sejam pais e mães, e não solteirões.

“Fujam da tentação de idolatrar a própria imagem, a tentação de Narciso, que os levará, assim como  o personagem mitológico, a morrer em suas próprias redes. Lembrem-se sempre que ‘há mais alegria em dar do que receber’. E que é dando que se recebe. Não vivam, queridos jovens, fechados em si mesmos, em seus interesses, planos e projetos.”

O Encontro Mundial prossegue até sábado, 19/09, com a escuta na parte da manhã. De fato, na Sala Paulo VI, conferencistas foram convidados a propor à reflexão dos jovens temas como vocação, vida fraterna e missão. A parte da tarde é dedicada à “restituição”, isto é, os jovens são divididos em grupos linguísticos para compartilhar e reunir os frutos da reflexão matutina. A parte da noite é dedicada à celebração e ao testemunho. Na quinta-feira, 17/09, os jovens ouvirão as palavras do Papa Francisco.

fonte:Radio Vaticano