À medida que 2020 avança, parece que mais e mais coisas estão desmoronando. Violência aqui, injustiça ali, cegueira intencional de pessoas quando algo não é conveniente para seus próprios interesses, uma grande sujeira de corrupção em todo o mundo – a lista cresce cada vez mais a cada dia.

Estamos vivendo um dos grandes momentos decisivos na história da humanidade, como notaram inúmeros memes, vídeos engraçados e outras coisas efêmeras da Internet. Futuros acadêmicos farão suas carreiras estudando a Pandemia de 2020 e suas consequências, bem como a enorme variedade de mudanças geopolíticas, culturais e sociais que moldaram todas as nossas vidas.

No meio de tudo isso, é fácil se assustar. Em algum momento, em face desta maré de transformação massiva que se aproxima, de altos índices de morte, decisões imensamente consequentes em todos os níveis da sociedade e um mundo cada vez mais dividido, o medo se torna contagioso.

“Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos. Foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice. Foi a época da fé, foi a época da incredulidade. Foi a estação da luz, foi a estação das trevas. Foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero.”  – Charles Dickens, Um conto de duas cidades.

O desafio para os cristãos é que temos algumas instruções muito claras de Jesus e Seus santos sobre ceder ao medo contagiante.

Oh, sim, o temor do Senhor é certamente o começo da sabedoria (veja Pv 9,10), mas isso é apenas porque um temor correto e reverencial de Deus nos leva a não ter medo de, bem, de quase qualquer outra coisa. Quando você sabe quem está realmente no comando, Aquele que criou o céu e a terra, então tudo o mais é reduzido.

Deus está no controle – deixando muitas coisas passarem porque Ele não violará o livre arbítrio, mas ainda está disposto e capaz de vir em nosso auxílio se abrirmos a porta para Ele, ouvirmos a fé e a razão e tentarmos fazer a coisa certa.

Deus é o mestre de todas as coisas – não o diabo, não o outro partido político, não as forças obscuras por trás de nossa teoria da conspiração preferida. Sim, pessoas más estão tramando coisas más – como sempre fizeram. Sim, o diabo está conspirando com alguma parte da humanidade contra tudo o que é certo e bom – como sempre fez. E sim, o bem é mais forte do que o mal – porque o mal é parasita. O mal é a ausência de bondade, de poder, de ser, como a Igreja ensina e como a autora de ficção científica / fantasia Madeleine L’Engle dramatizou tão bem em seus romances. O mal é uma privação do bem, uma falta, uma ausência, um nada.

A cura para a escuridão não é ficar sentado olhando para a escuridão. A cura para as trevas é trazer a luz. Jesus disse a Santa Faustina:

Que as almas que buscam a perfeição glorifiquem de maneira especial a Minha misericórdia, porque a liberalidade das graças que lhes concedo decorre da Minha misericórdia. Desejo que essas almas se distingam por uma ilimitada confiança na Minha misericórdia. Eu mesmo Me ocupo com a santificação dessas almas: Eu lhes fornecerei tudo o que for necessário para a sua santidade. As graças da Minha misericórdia colhem-se com um único vaso — que é a confiança. Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá. Grande consolo Me dão as almas de ilimitada confiança, porque em almas assim derramo todos os tesouros das Minhas graças. Alegro-Me por pedirem muito, porque o Meu desejo é dar muito, muito mesmo. Fico triste, entretanto, quando as almas pedem pouco, quando estreitam os seus corações.” (Diário de Santa Faustina, 1578)

Diante das confusões e problemas que afligem todos nós agora, nossa resposta não deve ser abraçar a mentira, de fazer “qualquer coisa em nome de” uma boa causa, ou lutar contra o mal com “o que for preciso”. Essa é a maldição. Em vez disso, devemos permanecer no Sagrado Coração de Jesus, confiando na Providência de Deus, clamando em oração pela Divina Misericórdia “sobre nós e sobre o mundo inteiro.”

A cura para as mentiras não é mais mentiras ou um estudo exaustivo dessas mentiras, indo cada vez mais fundo no labirinto da ilusão, mas sim estudar a verdade. Então você será capaz de discernir a falsidade prontamente, porque você sabe como é a realidade, e a sombra não o enganará. “Jesus disse então aos judeus que nele creram: ‘Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’” (Jo 8.31-32 ).

E saber a verdade é fazer uso da fé e da razão, ouvindo atentamente a teologia e a filosofia, a Revelação Divina e a razão natural, a ciência e a oração, a fé da Igreja e a excelente erudição. A verdade é uma só, e a verdade não pode contradizer a verdade.

Todas as estradas terão seu fim em Deus, assim como todas as estradas encontraram seu início em Deus (veja Apocalipse 1, 8 e 22,13). Para alguns, isso significa que um dia serão confrontados com o quanto fizeram de si mesmos ou das criaturas um ídolo. Eles descobrirão, tarde demais, o quão longe caíram, e irão para as trevas exteriores. Para outros, esse encontro com Deus significará descobrir com alegria que o Amor é o verdadeiro Senhor de todos e que encontraram um porto seguro no fim de toda a esperança (cf. Mt 25,31-46).

No mundo você terá problemas, mas tenha coragem, eu venci o mundo (cf. Jo 16,33).

Deus está no controle. Deus é confiável e verdadeiro. E assim somos chamados por Santa Faustina a fundar nossas vidas nas palavras: “Jesus, eu confio em Vós”. É prometido a nós ao longo do Diário de Santa Faustina, que a confiança é o vaso com o qual podemos tirar graças infinitas e inimagináveis ​​da Misericórdia Divina. Temos a tarefa de compartilhar essas graças com o mundo inteiro, encarregados de intercessão em nome dos pobres pecadores em todos os lugares através do Terço da Divina Misericórdia.

E assim somos chamados a nos recusar a cair em teorias da conspiração, ou falar depreciativamente, sem preocupação com o amor, a justiça ou a verdade, de nossos vizinhos de outras convicções políticas.

Estamos proibidos de espalhar o medo nas criaturas e encarregados de encorajar a confiança na Divina Misericórdia. Devemos ajudar nossos vizinhos, especialmente nossos inimigos, com orações e obras de misericórdia.

Somos chamados a tomar os cuidados recomendados em prol da saúde e segurança do nosso próximo, chamados a recusar acreditar sem provas no pior dos nossos vizinhos, mesmo dos nossos adversários, estando sempre sujeitos à lei da caridade.

Devemos seguir o modelo dos santos, não de nossos líderes seculares. Devemos ser estranhos e peregrinos na terra, e não nos sentirmos tão confortáveis ​​a ponto de negligenciar o amor a Deus e ao próximo. Somos chamados para ser profetas da verdade, misericórdia e amor, não seguindo passivamente o fluxo de nosso partido político preferido ou qualquer outro grupo que consideremos mais atraente.

Somos chamados a ser cristãos, pregando “Cristo crucificado, pedra de tropeço para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana ”(1 Cor 1,21-25).

E então devemos confiar. Devemos buscar o conhecimento do verdadeiro, do bom e do belo e não perseguir rumores ou escândalos.

Permaneça na Palavra de Deus. Permaneça profundamente na Liturgia e nas devoções da Igreja. Permaneça profundamente na filosofia a serviço da verdade. Permaneça profundamente nas ciências naturais, nas artes, nas muitas obras da razão, talento e habilidade humana, pelas quais compartilhamos a atividade criativa de Deus.

Permaneça profundamente na verdade, acessível por meio da revelação e da razão. E então vá, seja uma luz para as nações, misericórdia para um mundo queimando e morrendo por falta dela.

Vá, seja a face de Jesus para o mundo, a face da Misericórdia do Pai.

Ore por mim, para que eu possa praticar o que prego. Vou rezar por você.

* Chris Sparks atua como editor sênior da Editora dos Padres Marianos nos EUA. Ele é o autor do livro Como você ainda pode ser católico? 50 respostas para uma boa pergunta (publicado nos EUA).

Fonte: The Divine Mercy.