Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Neste dia 20 de fevereiro, celebra-se a Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, os Santos Francisco e Jacinta Marto.

Na homilia da Missa de Domingo (13), o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, exortou os peregrinos a se confiarem a Deus, tal como Nossa Senhora e os Santos Pastorinhos.

Concentrando-se nas Bem-aventuranças, citadas no Evangelho de Lucas, o padre chamou a atenção para a confiança, sobretudo nas dificuldades, e para a presença inequívoca de Deus, em contraponto com a atitude autônoma “daqueles que apenas confiam em si mesmos e que se esquecem de Deus, o ignoram e vivem como se Ele não existisse”.

“Nossa Senhora é o perfeito exemplo desta Bem-aventurança de quem dá a Deus o primeiro lugar. Ela é feliz, tal como Isabel a proclamou na visitação, porque acreditou e confiou em Deus; escutou, meditou e viveu a Palavra de Deus; porque contou sempre com Deus, ao longo de toda a Sua vida.”

O reitor também destacou o “elucidativo exemplo” de confiança em Deus e da vivência destas Bem-aventuranças demonstrados pelos Santos Pastorinhos de Fátima.

“Também eles eram pobres, passaram provações, choraram nas dificuldades, sentiram a perseguição e confiaram-se totalmente nas mãos de Deus. Encontraram sempre refúgio em Deus, por meio do Coração Imaculado de Maria”.


Foto: Alexei Gotovskiy


Os pastorinhos Francisco e Jacinta, jovens irmãos, morreram vítimas da Gripe Espanhola, respectivamente em 1919 e 1920. Foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, no ano do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

 Sobre a canonização dos Pastorinhos, naquela ocasião o Papa Francisco afirmou:

“Com a canonização de Francisco e Jacinta eu queira propor
a toda a Igreja o seu exemplo de adesão a Cristo e de testemunho
evangélico. Também quis propor a toda a Igreja
que tome conta das crianças. Sua santidade [de Jacinta e de
Francisco] não é consequência das aparições, mas da fidelidade
e do ardor com que eles corresponderam ao privilégio
recebido de poder ver a Virgem Maria. (…) Em Fátima,
Nossa Senhora escolheu o coração inocente e a simplicidade
dos pequenos Francisco, Jacinta e Lúcia como depositários
da sua mensagens. Os Pastorinhos acolheram-na dignamente,
à ponto de serem reconhecidos como testemunhas
fiáveis das aparições e tornando-se modelos de vida cristã.
(…) Deixemo-nos guiar pela luz que vem de Fátima. Que o
Coração Imaculado de Maria seja sempre o nosso refúgio, a
nossa consolação, e o caminho que nos conduz a Cristo”.

Oração a Santa Jacinta e São Francisco Marto


Jacinta e Francisco, Pastorinhos de Fátima, queremos aprender convosco o caminho que nos leva a uma vida de verdadeira união com Jesus.
Ensina-nos Jacinta, a amar os outros com todo o nosso coração, a reconhecer neles o Amor de Deus e a dar a vida para que nenhum se perca. Ensina-nos a desejar tão intensamente como tu a conversão dos pecadores, a começar por cada um de nós.
Ensina-nos, Francisco, o teu enorme amor, fiel e silencioso, por Jesus. Faz-nos desejar cada vez mais a sua companhia na oração e identificar-nos com a dor do seu Coração ferido pela ingratidão dos homens.
Pastorinhos de Fátima, pela vossa mão queremos entrar cada vez mais no coração de Maria, nosso refúgio, que nos há de conduzir até Deus.
Amém.


Fonte:

JOÃO PAULO II, Homilia de 13 de maio de 1992, em Fátima, in: J. SANTOS, A mensagem de Fátima e os Papas, Cucujães: Janisan 1986,159.
Santuário de Fátima – Portugal