A imagem de Nossa Senhora Aparecida possui três flores na cabeça, que representam a Santíssima Trindade. O olhar dela, apesar de não ter as pupilas desenhadas, é profundo e amplo. A fita na cintura representa que Maria está grávida, o que justifica também o sorriso que ela traz nos lábios. Sorriso discreto talvez, mas que se olharmos bem de perto, é possível até ver seus dentes.

Na parte inferior da imagem, encontramos outros importantes símbolos. Embaixo dos pés, está a lua, que mostra que ela é a mulher de Apocalipse. Maria é singela, delicada, mãe, mas é aquela que nos protege de todo o mal. É possível ver também um anjo. A figura do anjo nos representa um anúncio que Deus deseja fazer ao povo e é justamente o que o encontro da imagem de Aparecida representa.

Há 300 anos, quando os pescadores encontraram a imagem, o Brasil ainda vivia o período da escravidão. Na época, os senhores abusavam das escravas e, quando ficavam grávidas, eles as degolavam e jogavam o corpo e a cabeça no rio. E Maria vem desta maneira: negra, grávida, com cabeça e corpo separados, porque ela é a mãe que aponta sempre o Cristo, aquele que nos traz vida e salvação.

 

 


Fonte: A12