Modelo 3D da Imagem de Jesus Misericordioso vai permitir a milhões de católicos em todo o mundo ter acesso à pintura sagrada.  Muitos desconhecem que a imagem foi pintada em Vilnius por um artista lituano, seguindo a descrição de Santa Faustina Kowalska.

Faltando apenas 24 horas para a chegada do Papa Francisco, a capital da Lituânia espera reacender o entusiasmo por sua herança religiosa, trazendo um dos seus tesouros mais sagrados para a era digital com um novo projeto virtual  – uma versão 3D do Santuário da Divina Misericórdia.

O modelo é um reflexo completo da realidade, incluindo a imagem mundialmente famosa da Divina Misericórdia, que permitirá aos fiéis de todo o mundo ter o acesso mais próximo possível à pintura sagrada.

Diferentes versões da pintura podem ser encontradas em igrejas católicas em todo o mundo, embora poucos saibam que ela se originou em Vilnius. O arcebispo Dom Pedro López Quintana, o Núncio Apostólico da Lituânia e o Arcebispo Gintaras Grušas, já participaram das demonstrações.

Todos os anos, dezenas de milhares de peregrinos de todo o mundo caminham pelas ruas de Vilnius para vislumbrar a imagem da Divina Misericórdia. Agora a pintura e todo o santuário estarão disponíveis para qualquer pessoa ver através do site: https://divinemercy3d.com/

Uma cidade de contrastes, Vilnius é famosa não apenas pelas igrejas e pela rica história religiosa, mas também por abraçar o mundo do século 21 ao se tornar pioneira da alta tecnologia na era digital. Esses lados contrastantes se uniram na criação de uma réplica virtual da Igreja da Divina Misericórdia, permitindo a todos ter uma visão completa da pintura mundialmente famosa que está pendurada dentro de sua parede.

A cidade divulgou oficialmente o modelo 3D por ocasião da visita do Papa Francisco e está convidando turistas de todo o mundo a acompanhá-lo para fazer uma pequena viagem virtual até o local onde está um dos ícones católicos mais importantes do mundo.

O prefeito de Vilnius, Remigijus Šimašius, disse: “A religião sempre teve um grande papel em Vilnius. A imagem da Divina Misericórdia que se originou aqui teve um enorme impacto no mundo católico, com sua reprodução em igrejas de todo o mundo. Depois de ter ficado escondida por muitos anos durante a ocupação soviética, a pintura original atrai milhares de pessoas para a cidade a cada ano. Agora, com a ajuda da tecnologia, esperamos apresenta-la para milhões. É um exemplo que mostra que a religião e a tecnologia podem coexistir e também representa perfeitamente como Vilnius está se movendo para o futuro com criatividade e engenhosidade sem esquecer nosso passado.”

Imagem em 3D

O projeto de criar a imagem em 3D foi uma iniciativa da Go Vilnius (agência de turismo e desenvolvimento de negócios da cidade) e realizado pelo LinkMenų fabrikas, o centro de inovação e criatividade da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas (VGTU).

Depois de realizar com sucesso projetos semelhantes, incluindo a transferência de uma igreja inteira para a realidade virtual, ou ter presenteado o Papa para o Natal, a equipe do VGTU LinkMenų fabrikas usou tecnologia de ponta para escanear meticulosamente cada milímetro da pintura e todo o seu entorno, a fim de criar um ambiente virtual que espelhasse o santuário em todos os sentidos.

“Cada século tem sua maneira de retratá-lo. Em 1934, em Vilnius, a imagem de Jesus, vislumbrada numa visão por uma freira, foi pintada numa tela. O século 21 nos oferece novas possibilidades tecnológicas, como realidade virtual, escaneamento 3D e modelagem, que usamos neste projeto”, disse LinkMenų fabrikas,  Creative Project  Manager Eglė Girdzijauskaitė.

A imagem da Divina Misericórdia é uma pintura que todos os fiéis devem ter a chance de ver, e para aqueles que não têm a possibilidade de realizar uma peregrinação e testemunhá-la em toda a sua glória em Vilnius, poderão agora se juntar ao Papa e apreciar o modelo 3D.

Para mais informações, entre em contato com Gintarė Kavaliūnaitė, Gerente de Relações Públicas de Go Vilnius, por telefone. +370 617 45202 ou email: gintare.kavaliunaite@vilnius.lt.

Santa Faustina Kowalska

Pintada em 1934 sob a direção de Santa Faustina, a imagem da Divina Misericórdia é baseada nas visões que teve de Jesus Cristo, e acabou se tornando um símbolo mundial da misericórdia de Deus, com cópias penduradas na maioria das igrejas católicas em todo o mundo.

Faustina Kowalska viveu no convento da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia em Vilnius, de 1933-1936 e foi ali  que ela teve as visões de Jesus em que ele pedia a ela  para divulgar a mensagem da misericórdia de Deus para o mundo inteiro.

Com a ajuda do padre Michael Sopoćko, Faustina descreveu o que viu para o artista local Eugene Kazimirowski, que tentou reproduzir com precisão essa visão surpreendente. O diário de Santa Faustina, onde ela descreve algumas de suas conversas com Jesus que levaram à pintura, é um livro muito conhecido entre os católicos.

Canonizada pelo Papa João Paulo II em 2000, o legado de Santa Faustina continua a ressoar. Mais de 30.000 peregrinos visitam Vilnius todos os anos, cada um querendo contemplar a imagem da Divina Misericórdia e pedir sua bênção.

Imediatamente reconhecível, a pintura está permanentemente exposta no Santuário da Divina Misericórdia, onde os peregrinos são sempre bem-vindos e onde a Adoração do Santíssimo Sacramento acontece 24 horas por dia.

 

Fonte: Vatican News.