Nos dias 15 e 16 de julho, a Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso, que atua pastoralmente no Santuário da Divina Misericórdia, promoveu um Retiro de Silêncio para os agentes de pastorais do Santuário.

Estiveram reunidos, no retiro, agentes da Pastoral da Liturgia, da Intercessão, da Comunicação e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mescs). Ao todo, participaram cerca de 20 pessoas.

O que é um Retiro de Silêncio?

O Retiro de Silêncio é baseado na Lectio Divina, ou seja, é uma Leitura Orante da Palavra de Deus, que contempla 4 passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

Ao longo do retiro, de maneira individual, cada participante buscava um lugar para realizar os 4 passos, cada um a seu tempo. Entre cada um desses passos, a Irmã Jacinta orientava como deveria acontecer.

Dentro da programação, teve ainda a Santa Missa e momentos de partilha em grupo.

Este tempo forte de espiritualidade, de encontro com Deus e consigo mesmo, aconteceu em uma Casa de Retiros. Logo que chegaram ao local, na sexta-feira à noite, os fiéis foram acolhidos, cada um se apresentou e manifestou o que esperava do retiro. Em seguida, todos foram apresentados ao método da Lectio Divina.

A partir de então, todos passaram a fazer silêncio, mesmo nos momentos de refeição. Os participantes só puderam voltar a falar no momento final do retiro, no sábado à noite, para que pudessem partilhar sua experiência.

Além da Bíblia, a Irmã Jacinta também indicou algumas passagens do Diário de Santa Faustina para os momentos de meditação, oração e contemplação.

Por que um Retiro de Silêncio?

No nosso cotidiano, todos estamos mergulhados no barulho. A Irmã Jacinta ressaltou que é necessário pararmos para ouvir o que Deus tem a nos dizer e para isso é necessário o silêncio. É no silêncio que Deus fala conosco.

Santa Faustina, explica no seu Diário: “O silêncio é como a espada na luta espiritual” (Diário, 477); “Se o silêncio fosse observado estritamente, não haveria murmurações, mágoas, maledicências, mexe­ricos, não seria prejudicado o amor ao próximo” (Diário, 552).

E, em outra ocasião, ela foi mais incisiva: “Deus não se comunica à alma tagarela que, como o zangão na colmeia, zumbe muito, mas não fabrica mel. A alma tagarela é vazia interiormente. Não há nela nem virtudes sólidas, nem familiaridade com Deus. Não há nela condições para levar uma vida mais profunda, para a doce paz e silêncio, em que reside Deus. A alma que não saboreou a doçura do silêncio interior é um espírito inquieto e perturba o silêncio dos outros” (Diário, 119).

Além disso, o próprio Jesus indicou a necessidade do silêncio para Santa Faustina, que escreveu: “O Senhor deu-me a conhecer quanto Lhe desagrada a alma tagarela. — Numa alma assim não encontro repouso. O contínuo tumulto Me cansa e, nesse ruído, a alma não distingue a Minha voz”(Diário, 1008).

Quem são as Irmãs de Jesus Misericordioso?

A Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso foi fundada pelo bem-aventurado Padre Miguel Sopoćko, atendendo ao pedido de Jesus à Santa Faustina que lhe pedia uma nova Congregação que se dedicasse a suplicar a misericórdia para a humanidade.

A previsão é que em setembro, mês da Palavra, as Irmãs promovam outro retiro na mesma modalidade.