JMJ 2019: História da foto que emocionou milhões de fiéis

No primeiro dia da visita do Papa Francisco ao Panamá, uma cena tocou o coração de milhões de pessoas que acompanham a Jornada Mundial da Juventude (JMJ): o momento em que o Pontífice, do papamóvel, abençoou um jovem que foi levantado entre os fiéis em sua cadeira de rodas.

Foto: Carlos Yap | Instagram @yapcz

O fato ocorreu na quarta-feira, 23 de janeiro, durante o trajeto do Pontífice do Aeroporto Internacional de Tocumen até a Nunciatura Apostólica, depois de chegar ao Panamá para participar da JMJ.

A foto pertence a Carlos Yap, que compartilhou em sua conta no Instagram. Nela, aparece Lucas, um jovem de 17 anos que participa da Paróquia Imaculada Conceição de La Chorrera, no Panamá. Ele foi levantado na sua cadeira de rodas pelos amigos para poder ver o Santo Padre passar. Como se vê na imagem, Francisco viu o gesto e abençoou o peregrino.

Carlos considerou que foi “uma bênção” poder captar este momento, especialmente depois de saber do impacto que a imagem gerou nas pessoas.

O autor da foto trabalha com filmagens, fotografia de casamentos, comercial e corporativa. Para melhor capturar a passagem do Papa, Carlos estava em cima de um vaso de planta no momento do ocorrido.

“Pensei que a minha câmera ia falhar porque depois de três disparos começou a travar um pouco. E, justamente quando foi o quinto, sexto disparo, aconteceu esta foto”.

O fotógrafo confessou: “Quando tirei a foto, realmente não sabia que alguém tinha sido levantado à minha frente e que era uma pessoa com deficiência”. Carlos desceu dos vasos e viu a alegria dos amigos de Lucas, que estava “muito feliz, contente”.

“Quando vi a foto, ficou mais nítido o branco do Papa e o branco do rapaz. Então contrastava com as pessoas que estavam todas embaixo e que eram como a sombra. Então eu disse: esta foto vai em preto e branco. Além disso, havia muitas bandeiras” e com as suas cores “se perde muito as emoções e também a essência”, bem como” o foco principal “que eram Francisco e Lucas. “Isso foi o que eu pensei”, contou.

 

Quem é Lucas?

Em entrevista concedida à agência de notícias Aci, Dona Milixa Olmedo, mãe de Lucas, contou sobre a situação do seu filho e a experiência vivida.

Segundo a mãe, voluntária em uma capela, o jovem que se tornou o protagonista da foto sofre de uma paralisia mista que o impede de andar, falar e mexer uma das mãos. No entanto, “ele entende tudo e se comunica através de um smartphone”, com o qual escreve e tem um leitor de voz.

Apesar de suas deficiências, Dona Milixa afirmou que “Deus deu outras coisas” para Lucas, como o dom da música, porque com uma mão ela toca tanto o órgão como um instrumento conhecido como cortina. Além disso, “este ano deve se formar no sexto ano”.

A mãe disse que Lucas frequenta a Paróquia da Imaculada Conceição há dois anos, porque foi nessa igreja que ele dividiu a última Missa com seu pai, que morreu em fevereiro.

“Ele fez sua Primeira Comunhão em outra paróquia, mas escolheu fazer a Crisma naquela igreja após a morte de seu pai. Então, há dois anos ele está vinculado a esta igreja e pertence ao grupo de acolhida”, disse.

Dona Milixa afirmou que não estava presente no momento em que a foto foi tirada, e quando “ia para (a cidade de) Panamá para buscá-lo, começaram a me mandar as fotos e fazer comentários. Eu não podia acreditar e, quando cheguei a vê-lo, (Lucas estava) muito emocionado também”.

A experiência vivida por Lucas foi algo que “eu nunca tinha imaginado e ele também não”, afirmou a mãe.

 

Fonte: Acidigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *