A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional organizado pela Igreja Católica que reúne jovens de todo o mundo para celebrar a fé, compartilhar experiências e fortalecer os laços de comunhão. Em 2023, a JMJ será realizada na cidade de Lisboa, Portugal, proporcionando uma experiência única aos participantes.

A Jornada Mundial da Juventude foi idealizada pelo Papa João Paulo II em 1985, como uma resposta ao desejo dos jovens de se reunirem com o Papa e celebrarem sua fé em conjunto. Desde então, o evento tem sido realizado a cada dois ou três anos, em diferentes cidades ao redor do mundo. A JMJ inclui uma série de atividades, como missas, catequeses, momentos de oração, peregrinações, testemunhos de fé e encontros com líderes religiosos.

A escolha de Lisboa como sede da JMJ 2023 traz consigo um significado especial. Portugal possui uma rica tradição católica e uma profunda devoção mariana, com Fátima sendo um dos destinos mais importantes de peregrinação católica no mundo. Além disso, Lisboa é uma cidade histórica, com uma rica herança cultural e arquitetônica, tornando-se um cenário inspirador para o evento.

Durante a JMJ, jovens de todas as partes do globo se reúnem para celebrar sua fé e compartilhar experiências de vida. Os participantes têm a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países e culturas, estabelecendo laços de amizade e fraternidade. A JMJ também oferece uma plataforma para os jovens discutirem questões relevantes para a sociedade e refletirem sobre sua responsabilidade como cidadãos globais.

A programação da JMJ inclui eventos centrais, como a Cerimônia de Abertura, a Vigília e a Missa de Encerramento, que geralmente são presididas pelo Papa. Além disso, há uma variedade de atividades paralelas, como concertos, apresentações artísticas, exposições e momentos de serviço comunitário. Os participantes também têm a oportunidade de visitar pontos turísticos e locais de importância religiosa em Lisboa e arredores.

A Jornada Mundial da Juventude em Lisboa 2023 promete ser uma experiência inesquecível para todos os participantes. Será um momento de celebração, reflexão e encontro com Deus e com outros jovens de todo o mundo. Além disso, a cidade de Lisboa oferece uma atmosfera acolhedora e vibrante, com uma combinação única de história, cultura e espiritualidade. A JMJ 2023 é uma oportunidade para os jovens fortalecerem sua fé, ampliarem seus horizontes e se inspirarem para fazer a diferença em suas comunidades e no mundo.