No dia 5 de cada mês, o Santuário da Divina Misericórdia celebra a Santa Missa Votiva dedicada à memória de Santa Faustina Kowalska, a apóstola da Misericórdia Divina.
O que é uma Missa votiva?
A palavra “votiva”, segundo o dicionário Aurélio, é sinônimo de “promessa” e de “comprometimento”. Ou seja, um dia votivo é aquele no qual nos comprometemos a honrar um santo ou padroeiro. Por isso, o dia 5 de cada mês no Santuário da Divina Misericórdia é dedicado a homenagear Santa Faustina, aquela que recebeu as mensagens de Jesus Misericordioso.
De acordo com o Missal Romano, “as Missas votivas dos mistérios do Senhor ou em honra da bem-aventurada Virgem Maria ou dos Anjos ou de algum Santo ou de Todos os Santos, podem celebrar-se para satisfazer a piedade dos fiéis” (Instrução Geral do Missal Romano, 375).
Bênção com a relíquia de Santa Faustina
O Santuário da Divina Misericórdia abriga 4 relíquias de Santo. São elas: de Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczyński, fundador dos Marianos; do bem-aventurado Miguel Sopoćko, diretor espiritual de Santa Faustina; de São João Paulo II, que ficou conhecido como o Papa da Misericórdia; e de Santa Faustina Kowalska.
Por isso, ao final da Missa Votiva de Santa Faustina o devoto tem a oportunidade de recebe a bênção com a relíquia de Santa Faustina. A relíquia é um pequeno fragmento do osso de Santa Faustina.
A relíquia é um resgate da memória de Santa Faustina, é um sinal que nos ajuda a recordar o testemunho de sua santidade e vivência do Evangelho da misericórdia. A veneração da relíquia de Santa Faustina estreita nossa amizade com ela.
Peçamos a Santa Faustina que no estimule a perseverar na fé e na confiança em Jesus Misericordioso.
Santa Missa Votiva a Santa Faustina
dia 5 de cada mês
horário: 19 horas
local: Santuário da Divina Misericórdia, Curitiba-PR