OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Diocese de Paranaguá comunica, em nota, o falecimento de Dom  João Alves dos Santos, OFMCap., Bispo Diocesano, aos 58 anos de idade, às quatro horas e cinco minutos da ultima quinta feira (09), no Hospital Santa Catarina na cidade de São Paulo (SP).

Dom João passou por vários problemas de problemas de saúde e nas últimas semanas esteve internado. A causa de seu falecimento foi a falência múltipla dos órgãos.

Pe. Carlimar Gonçalves de Holanda comunicou que o corpo de dom João será velado nesta quinta feira (09) até as 14h na Igreja da Imaculada Conceição, sede da Província dos Frades Menores Capuchinhos, na cidade de São Paulo e depois seguirá para ser velado de sexta-feira (10) a sábado (11) na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, na sede da Diocese em Paranaguá. No sábado, haverá Missa Exequial Solene às 16h horas, e logo em seguida o sepultamento na Cripta da Catedral Diocesana.

Trajetória

Dom João Alves foi o 3º Bispo de Paranaguá. Nasceu a 09 de dezembro de 1956, na cidade de Alto Alegre, Diocese de Lins (SP). Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos a 31 de dezembro de 1976. Fez a primeira profissão religiosa a 1º de janeiro de 1978 e os votos perpétuos a 17 de abril de 1982. Estudou Filosofia no Seminário de São Francisco de Assis, em Campinas, e na Faculdades Associadas do Ipiranga – SP (FAI) e Teologia no Seminário de São Francisco, em Campinas.
Foi ordenado presbítero, a 04 de dezembro de 1982.
Exerceu os seguintes ministérios: Vigário Paroquial na Arquidiocese de Campinas, Superior da Comunidade local em Campinas, Promotor Vocacional, Definidor Provincial, Formador e Professor em diversas casas da província e Provincial dos Capuchinhos, com sede em São Paulo.
Foi nomeado Bispo de Paranaguá a 02 de agosto de 2006, ordenado em Penápolis, Diocese de Lins, a 30 de setembro seguinte e empossado a 18 de outubro do mesmo ano.

Atividades

Na Diocese dom João reorganizou a Pastoral diocesana e a administração; construiu o Centro Pastoral Dom Bernardo José Nolker; fundou novas paróquias e conseguiu a reabertura da histórica igreja de São Francisco das Chagas sendo hoje, a igreja da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento.

Em âmbito Regional dom João era bispo referencial da Pastoral Carcerária e nacionalmente referencial para a Pastoral da Afro-brasileira.

A Presidência do Regional Sul 2 da CNBB louva e agradece a Deus pela vida de dom João Alves. O seu jeito humilde de ser e seu testemunho de vida permanecem sendo um farol, especialmente para o povo Parnanguara, mas também para os católicos do Estado do Paraná.

Nos mais de oito anos que esteve na frente da Diocese de Paranaguá, dom João Alves, seguindo as pegadas do Bom Pastor, doou sua vida pelo povo, mostrou-se incansável, dedicando-se, sobretudo ao mais pobres e no Regional Sul 2 foi atuante junto na construção da comunhão junto aos bispos.