“A misericórdia, ao nos levar ao coração do Evangelho, nos exorta também a renunciar aos hábitos e costumes que podem dificultar o serviço ao reino de Deus”, declarou o Santo Padre na celebração de encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, dia 20 de novembro. Neste Ano Santo, o Papa manifestou o desejo de que o povo cristão refletisse sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual, pois esta é “uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho” (cf. Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, 15).
Oferecendo um pouco do seu tempo e preocupando-se com quem necessita de ajuda, o Ministério Obras de Misericórdia (MOM) dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM), do Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba, tem a missão de praticar ações de caridade para com o próximo, socorrendo-os em suas necessidades corporais e espirituais.
Com aproximadamente 30 integrantes, o ministério, que teve início em 2009, procura realizar o máximo de obras possíveis para atender o que a Igreja pede. “Somos chamados a realizar obras concretas de amor e de misericórdia, ir aonde quase ninguém quer ir, vamos ao encontro daqueles que mais precisam, os pequeninos do Senhor. Em cada missão, procuramos divulgar a divina misericórdia, o amor misericordioso de Jesus, esse amor que nos impulsiona a sair de nossos lares, de nós mesmos, e ir encontrar Jesus nas ruas, nos hospitais, asilos, nas crianças carentes, nas penitenciárias. Onde tem um irmão que sofre, somos chamados a ir, pois Jesus nesse irmão espera por nosso socorro”, conta Éder Moreira, coordenador do MOM – AEDM.
Os integrantes do Ministério seguem um calendário anual, onde distribuem as ações a serem realizadas, dentro das quatorze obras de misericórdia corporal e espiritual.
As pessoas que se motivaram a realizar obras de amor e misericórdia e que gostariam de participar do MOM podem entrar em contato com o coordenador Éder pelo telefone (41) 9941-6503 ou Thiago (41) 8787-4857.
Ações do MOM – AEDM
Fotos: Arquivo MOM – AEDM