Odetinha, serva de Deus. Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Foi dado mais um passo no processo de beatificação da menina Odette Vidal Cardoso (Odetinha) após envio da documentação, no início de 2015, reunida pelo Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
No dia 10 de fevereiro, o Cardeal Orani João Tempesta divulgou o decreto assinado pelo Cardeal Angelo Amato e pelo monsenhor Marcello Bartolucci, prefeito e secretário da Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano, respectivamente, reconhecendo a validade do processo arquidiocesano.
De acordo com Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos da arquidiocese, “a partir de agora o Cardeal Amato nomeará um relator que trabalhará toda a documentação enviada à Roma, juntamente com os oficiais da Sagrada Congregação, assim como o postulador com outros teólogos vão organizar um documento – o ‘positio’ – para o caso da beatificação.
“Para nós da Arquidiocese do Rio é uma grande vitória, uma grande alegria, porque podemos ver que esses processos que nós estamos realizando, pouco a pouco, começam a progredir”.
“É importante também – acrescentou Dom Roberto -, que a arquidiocese desperte as paróquias e os fiéis para a figura da Odetinha, em uma maior divulgação. Por outro lado, vamos precisar de uma colaboração do povo de Deus no âmbito financeiro para manter o processo junto a Congregação da Causa dos Santos. Creio que para a Associação Odetinha e para todos os amigos de Odetinha, que desde a sua morte trabalharam tanto, é uma grande vitória, é um passo a mais. Temos que agradecer a Deus por mais esta graça para a Arquidiocese do Rio”.
Mais informações pelo telefone da Comissão para Causa dos Santos: (21) 2292–3132 – ramais 368 ou 307.

Leia na íntegra o decreto:

Congregação para a Causa dos Santos
Prot. 3027-6/15

São Sebastião do Rio de Janeiro
Beatificação e Canonização
Serva de Deus Odette Vidal Cardoso
Conhecida como Odettinha
Fiel em Cristo Leiga

No Congresso Ordinário realizado em 22 de janeiro de 2016, esta Congregação para a Causa dos Santos discutiu a seguinte questão: “Se consta da validade do inquérito diocesano realizado junto à Cúria Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro sobre a vida, as virtudes, bem como a fama e os sinais de santidade da Serva de Deus Odette Vidal Cardoso, conhecida como Odettinha, Fiel em Cristo Leiga: se os testemunhos foram legitimamente examinados, bem como o direito utilizado no caso de que se trata”.
Esta Congregação, atenta ao voto redigido “ex officio” e avaliada diligentemente a questão, responde: AFIRMATIVO, isto é, consta da validade do mesmo inquérito diocesano no caso, correspondendo o mesmo a sua finalidade; sanado tudo o que, pelo direito, pode ser sanado. Não obstante qualquer coisa em contrário
Dado em Roma, na sede desta Congregação, em 22 de janeiro do Ano do Senhor de 2016.

Cardeal Angelo Amato, SDB
Prefeito

Dom Marcelo Bartolucci
Arcebispo
Secretário

Fonte: ArqRio