Nesta quinta-feira à tarde, no início da Assembleia Geral do Sínodo, onde estavam reunidos os bispos participantes deste evento, o Papa Francisco anunciou a criação de um novo Dicastério dedicado aos leigos, a família e a vida.

O Santo Padre tomou a palavra no começo da sessão e fez o seguinte anúncio: “Decidi instituir um novo Dicastério com competência acerca dos leigos, da família e da vida”.

Este novo dicastério, cuja natureza específica ainda não foi decidida, “substituirá o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família, e ao qual será anexada a Pontifícia Academia para a Vida”.

“A esse propósito, constitui uma comissão para tal que providenciará redigir um texto que determine canonicamente as competências do novo Dicastério e que será submetido à discussão do Conselho de Cardeais, que se realizará no próximo mês de dezembro”, concluiu o Papa.

O Santo Padre fez este anúncio no mesmo dia em que os bispos receberam o rascunho do documento final do Sínodo, que agora está sendo avaliado para sugerir correções ou melhoras e cuja versão final será votada no sábado, 24 de outubro na parte da tarde.

fonte: ACI Digital