(Foto: Vatican News/Vatican Media)

O Pontífice recitou a oração do Angelus da Biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano, neste domingo (24). “O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” (Mc 1, 15). O Santo Padre convida os fiéis a refletirem sobre duas questões essenciais: tempo e conversão. O Papa explica que o tempo deve ser entendido como duração da história da salvação de Deus. “O tempo ‘realizado’ é aquele em que essa ação salvadora atinge seu auge, em plena implementação: é o momento histórico em que Deus enviou o Filho ao mundo e seu Reino se tornou mais ‘próximo do que nunca’”. O Pontífice destaca que a salvação não é automática. A salvação é um dom de amor, oferecido à liberdade humana.

Sempre, quando falamos de amor, falamos de liberdade: um amor sem liberdade não é amor; pode ser interesse, pode ser medo, muitas coisas, mas o amor é sempre livre, e ser livre e requer uma resposta livre: requer nossa conversão

Papa Francisco

Conversão é mudança de mentalidade, não seguir os exemplos do mundo, mas seguir Jesus, de acordo com o Papa Francisco. O Santo Padre questiona “qual a sua identidade?”. “É difícil expressar sua identidade no espírito do mundo em termos positivos e que salvam vidas: é contra si mesmo, contra os outros e contra Deus”. 

Para o Papa Francisco, cada um tem um tempo de redenção que é curto – “é a duração de nossas vidas neste mundo”. “Portanto, cada momento de nossa existência é um tempo precioso para amar a Deus e amar o próximo, e assim entrar na vida eterna”. O Papa finaliza orientando aos fiéis a serem cuidadosos para que vivam cada momento como um tempo de salvação.