No livro “A Misericórdia de Deus e suas obras”, em seu segundo volume, o escritor Padre Miguel Sopocko aborda a Misericórdia de Deus até mesmo para com os inimigos. O versículo de abertura do capítulo – A Misericórdia de Cristo para com os inimigos – afirma o Jesus Misericordioso: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” (Lc 23, 34). Com sua popularidade, os inimigos começam a odiar Jesus e armar contra ele. Quem cai na armadilha é Judas que trai seu amigo.

O instrumento que utilizaram os inimigos de Cristo foi o apóstolo Judas, sobre quem o Salvador também derramou toda a profundidade de Sua misericórdia. Com efeito, o que não fez o Senhor para ajudá-lo a cair em si, a arrepender-se dos seus planos? Eis que, em Seus ensinamentos, muitas vezes o Senhor adverte aos apóstolos contra a cobiça e aponta a absoluta necessidade da pobreza e abnegação: Ele mesmo lava os pés de Judas, concede-lhe o ósculo do amor, quer oferecer-lhe como alimento o Seu próprio Corpo Santíssimo e até no último momento o chama de amigo. E, como tudo isso não amoleceu esse coração empedernido, em vez de castigo e vingança, lamenta a sua cegueira: “Jesus ficou interiormente perturbado e testemunhou: ‘Em verdade, em verdade, vos digo: um de vós me entregará’” (Jo 13,21).

Judas cai na armadilha, assim como muitas pessoas, caem no laço do ódio, da violência e da divisão. Lavar os pés, portanto, pode ser visto como um ato de amor e humildade de Jesus. A Semana Santa se aproxima e podemos vivenciar o momento de lavagem dos pés todos os dias e fazer como Jesus, amar, perdoar e compreender o próximo.

Que tal fazermos como Jesus e lavar os pés das pessoas que tenha ocorrido uma discussão, desavença ou briga?  O lava-pés moderno, portanto, pode ser um sinal de acolhimento, empatia e esperança em um mundo que está sendo consumido pelo ódio e pela violência.

Vamos nesta Semana Santa vivenciarmos a espiritualidade do lava-pés e fazer como Jesus, que humildemente fez como os funcionários mais simples, que tinham como uma das suas funções lavar os  pés dos mais “abastados”.  

Coloque como propósito, olhar em sua volta, no seu ministério, na sua comunidade, e de forma humilde lavar os pés e reconciliar-se com as pessoas que fazem parte do seu dia a dia. 

Adquira os livros da coleção “A Misericórdia de Deus em Suas obras” e faça diariamente uma reflexão sobre a misericórdia Daquele que salvou o mundo.

Com as obras do bem-aventurado Miguel Sopoćko você vai mergulhar no oceano que é a misericórdia de Deus!