“O que seria da Igreja sem as religiosas e as leigas consagradas?
Não se pode compreender a Igreja sem elas”, Papa Francisco.

Como de costume, todos os meses o Papa Francisco indica uma intenção de oração para o mês e pede que rezemos de maneira especial. A intenção de oração deste mês de fevereiro é pelas religiosas e consagradas.

No vídeo divulgado pelo Vaticano, o Papa convidou a rezar “pelas mulheres religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem encontrando novas respostas aos desafios do nosso tempo”.

Irmãs de Jesus Misericordioso no Santuário da Divina Misericórdia, Curitiba-PR

Francisco relatou o compromisso das religiosas e consagradas no meio dos povos indígenas, ao lado dos meninos de rua, nos vilarejos onde faltam alimentos e medicamentos, entre migrantes, marginalizados e desempregados, junto às vítimas do tráfico.

O Pontífice não se esqueceu de destacar a grande contribuição intelectual e civil: há religiosas e consagradas lecionando em universidades, participando de cúpulas internacionais sobre o meio ambiente e atuando para mediar crises políticas.

Então, o Papa incentivou as religiosas e consagradas a continuarem mostrando a “beleza do amor e da compaixão de Deus como catequistas, teólogas, acompanhantes espirituais”.

Irmã reza na Basílica de Santo Estêvão, Jerusalém Oriental, em solidariedade com Gaza. Novembro/2012. Imagem: iStock

“Convido-as a lutar, quando, em alguns casos, são tratadas injustamente, mesmo dentro da Igreja; quando o seu serviço, que é tão grande, é reduzido à servidão – às vezes por homens da Igreja. Não desanimem. Continuem dando a conhecer a bondade de Deus através das obras apostólicas que fazem. Mas, sobretudo, através do testemunho da consagração.”

“Obrigado por quem são, pelo que fazem e pelo modo como o fazem”, conclui Francisco.

**Na foto em destaque: Irmãs da Congregação de Jesus Misericordioso

Fonte: Vatican News
Imagens: iStock