Uma peregrinação das réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está peregrinando pela Arquidiocese de São Paulo. E é o Setor Juventude da Arquidiocese que está responsável por isso.  

A iniciativa faz parte da preparação para a JMJ Lisboa 2023.

Esta peregrinação com as réplicas dos símbolos da JMJ recorda a que aconteceu com os símbolos originais em setembro de 2011. Os símbolos são cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

O trajeto das réplicas dos símbolos da JMJ em São Paulo

Até o mês de julho, as réplicas dos símbolos da JMJ vão percorrer paróquias das seis regiões episcopais da arquidiocese de São Paulo.

Logo, a peregrinação foi organizada da seguinte maneira: durante o mês de fevereiro, eles vão peregrinar por paróquias da região episcopal Sé. Já na região episcopal Ipiranga a peregrinação começa em 11 de março. Na região episcopal Belém, em 1º de abril e em 20 de maio na região episcopal Santana. Em 3 de junho, as réplicas da JMJ seguem para a região Brasilândia e em 1º de julho para a região Lapa.

Portanto, a peregrinação terminará em 27 de julho, com uma cerimônia de encerramento e a celebração de envio dos jovens para a JMJ em Lisboa.

O maior evento de jovens católicos acontecerá na capital portuguesa entre os dias 1º e 6 de agosto, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lucas 1,39).

A peregrinação das réplicas começou com Santa Missa 

O bispo auxiliar Dom Carlos Lema Garcia, referencial para o Setor Juventude, celebrou a Santa Missa que deu início à peregrinação na paróquia Nossa Senhora do Brasil.

Sendo assim, durante a sua homilia ele destacou:

“É importante que os jovens que trouxeram a cruz, e todos nós, lembremo-nos de que a cruz não pode ser apenas um símbolo, mas tem de estar presente na nossa vida. Não há vida cristã sem Cristo e sem a cruz, não encontramos Jesus Cristo”.

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Conhecendo os símbolos da JMJ

A cruz peregrina original, que também ficou conhecida como “cruz dos jovens”, foi confeccionada em madeira e mede 3,8 metros. E ela é um presente do Papa São João Paulo II aos jovens católicos.

Já a imagem original de Nossa Senhora Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), em estilo bizantino, é uma réplica do ícone venerado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Ela também foi entregue aos jovens por João Paulo II.

Conheça o Roteiro da JMJ 2023 AQUI!