Fátima nos leva à Divina Misericórdia

Em Tuy na Espanha, a Irmã Lúcia (a única dos três pastorinhos que ainda vivia), em uma revelação da Mãe de Deus, ocorrida no dia 13 de junho de 1929, recebeu a graça de contemplar o mistério da Santíssima Trindade. Nessa visão, “sob o braço direito da cruz estava Nossa Senhora (…), com o seu Imaculado Coração na mão. Sob o braço esquerdo, umas letras grandes, como se fossem de água cristalina que corria para cima do Altar, formavam estas palavras: ‘Graça e Misericórdia’”. Essa inscrição nos diz que o Deus Uno e Trino sempre se revela como misericordioso e benevolente. Essa inscrição também enfatiza que a conversão da Rússia (e do mundo que está sendo destruída por seus erros) é um dos maiores atos da Misericórdia Divina. A manifestação mais completa da Divina Misericórdia ocorre pela intercessão de Maria Santíssima mediante o cumprimento dos seus pedidos! Finalmente, como a teologia afirma ao longo dos séculos: “Maria sempre nos leva a Cristo; e, sendo a Imaculada, nos leva à Divina Misericórdia”.

irma_lucia_Coracao_Imaculado_de_Maria-500x678Não é de se admirar que a Irmã Lúcia, escolhida por Nossa Senhora como instrumento perfeito para divulgar esses mistérios, desta maneira comentou tal acontecimento: “Quem melhor do que o Imaculado Coração poderia nos revelar os segredos da Divina Misericórdia?”. É claro que ninguém poderia fazer isso melhor do que Maria. Afinal, ensina João Paulo II na encíclica Dives in misericordia: “Maria é aquela que conhece mais profundamente o mistério da Divina Misericórdia” ( DM, 9).

Podemos pensar que essa última revelação de Fátima, não só faz referência à consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, mas também anuncia o surgimento de uma nova época, “o tempo da Misericórdia”, também anunciado por Jesus à Santa Faustina. Há muitas razões que nos levam a pensar nisso de forma afirmativa.

João Paulo II e a Divina Misericórdia na Mensagem de Fátima

O tema central da mensagem de Fátima é o pedido dirigido por Deus através da Santíssima Virgem para que o Papa consagre a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Desta forma, deveria revelar-se no mundo “o poder do Amor Misericordioso”. João Paulo II, cumprindo o pedido de Nossa Senhora de Fátima, claramente associou a mensagem de Fátima com a verdade sobre o “Deus rico em misericórdia”. No dia de 12 de maio de 1982, o Papa João Paulo II, ainda convalescente do atentado que sofrera em 13 de maio do ano anterior e do qual milagrosamente escapara com vida, na véspera da consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, assim disse:

Monte Carmelo

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos!”. À Santíssima Trindade dirijo as primeiras palavras de adoração, pronunciadas nesta terra abençoada de Fátima: Bendito seja Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou! (…) Eis que eu estou aqui convosco… Para ‘louvar o Senhor, porque é eterna a Sua misericórdia’ (Sl 135,1); pessoalmente, para cantar essa misericórdia (…). Ele, também para mim “fez grandes coisas… A Sua misericórdia se estende de geração em geração (Lc 1, 49-50). (…) Neste momento, aqui no santuário de Fátima, na presença de todos vocês, eu gostaria de dizer novamente: Totus tuus “Todo teu”, ó Mãe! Peço que me apresenteis — a mim e todos os meus irmãos, escondendo e cobrindo a nossa miséria com os vossos méritos, seus e os do vosso divino Filho — ao “Pai das misericórdias” em homenagem de gratidão.

Para João Paulo II, consagrar-se ao Imaculado Coração de Maria é “oferecer-se e consagrar-se ao próprio Amor, Amor misericordioso”. Por isso, ele dirige ao Céu uma poderosa invocação, na qual o Imaculado Coração de Maria e a Divina Misericórdia se sobrepõem: “Que se revele, uma vez mais, na história do mundo, a força infinita do Amor misericordioso! Que ele detenha o mal! Que ele transforme as consciências! Que se manifeste para todos, no Vosso Coração Imaculado, a luz da Esperança!” (Ato de Consagração, 13.05.82, em Fátima).

Pouco depois de voltar de Fátima, na audiência de 19.05.82, o Santo Padre disse palavras que mostram como o Ato de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria novamente liga a humanidade à fonte inesgotável da Divina Misericórdia. Ele disse: “A mensagem de Fátima nos convida a permanecermos vigilantes. Convida-nos também para que mediante o ato de consagração, aproximemo-nos novamente da Santidade Misericordiosa de Deus. O Coração da Mãe de Cristo, que está mais perto dessa Santidade Misericordiosa, deseja aproximar dela todos os corações: cada pessoa e a humanidade inteira, cada nação e todo o mundo.

Tempo de misericórdia

Podemos perceber cada vez mais claramente que a relação entre Fátima e a mensagem da Divina Misericórdia faz referência direta ao que a grande Tradição da Igreja sempre afirmou ao associar Maria com o Mistério da Divina Misericórdia. São Maximiliano Kolbe, por exemplo, sugere, em seus escritos, que foi graças à Maria Imaculada que temos acesso a Deus misericordioso. Por isso, a missão da Imaculada Conceição no mundo é por esse santo identificada com a Misericórdia de Deus. Será que as palavras de São Maximiliano não destacam como que o elo que liga a Mensagem da Imaculada em Fátima com a Mensagem que foi transmitida à Santa Faustina?

Assim ele afirma em seus escritos: “A Mãe do Céu é um instrumento da Divina Misericórdia, não da Justiça. O Bom Deus nos deu uma Mamãe para não nos castigar. Mantenha-se calmo: Entregar-se totalmente nas mãos da misericordiosa Providência de Deus quer dizer entregar-se à Imaculada. Não confies em ti mesmo: em tudo confie plenamente na Misericórdia Divina que te conduz por meio da Imaculada. Deixe o resto, e experimentarás os milagres da Providência Divina por meio da Imaculada. Deixe que a Divina Misericórdia te conduza cheio de paz e confiança por meio da Imaculada. Saiba que a vida divina jorra do Sagrado Coração de Jesus através do Imaculado Coração de Maria para os nossos pobres corações. Não é possível deixar de notar o sensus fidei, “o sentido da fé”, entre os fiéis que se voltam intuitivamente ao Imaculado Coração de Maria e da Divina Misericórdia”.

Portanto, não demoremos em nos refugiar, por meio da nossa consagração ao Imaculado Coração de Maria, na própria fonte da Divina Misericórdia!